![MediaTek ultrapassa Qualcomm na venda de chips em 2020 MediaTek ultrapassa Qualcomm na venda de chips em 2020](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/5c/au/ab/5cauaby94w3lot10craff2lty.jpg)
A taiwanesa MediaTek conseguiu ultrapassar a Qualcomm nas vendas de chips para smartphones em 2020. O cenário positivo fez com que a companhia conquistasse uma fatia de mercado de 31% até dezembro deste ano.
Você viu?
Vale ressaltar que tal fato é inédito já que a Qualcomm , uma das companhias mais bem conceituadas dentro desse segmento, sempre esteve à frente da concorrente neste quesito. Levando em conta os números referentes ao último trimestre, a MediaTek conseguiu levar a melhor em 2020.
MediaTek x Qualcomm
Tanto a MediaTek como a Qualcomm ocupam posições de vanguarda na indústria de smartphones . Componentes desenvolvidos pela Qualcomm, por exemplo, estão geralmente ligados a dispositivos topo de linha e mais populares. Caso da família de smartphones Galaxy S e OnePlus , dois exemplos de gadgets que quase sempre apostam em chipsets da Qualcomm para o processamento de seus aparelhos.
Em contrapartida, a MediaTek está mais presente no nicho de smartphones intermediários e de entrada. A companhia também está oferecendo a tecnologia 5G para aparelhos mais básicos. De acordo com as informações do Slash Gear, a alta demanda por smartphones mais baratos com 5G foi algo que acabou impulsionando as vendas de aparelhos equipados com SoC MediaTek, coroando a empresa como a nova líder de venda de chips para dispositivos móveis em 2020.
Vale lembrar que em 2019 o cenário foi o inverso, com a Qualcoom
em primeiro e a MediaTek
ocupando o segundo lugar. Ambas com 31% e 26% de fatia de mercado, respectivamente. Apesar de liderarem o nicho de mercado de chips para smartphones, as duas companhias também batem de frente com outras concorrentes de peso, como a Apple
e a Samsung
.
Apesar de se tratar de uma empresa não tão renomada dentro do segmento de dispositivos móveis, o aumento na presença de mercado consolida o nome da MediaTek neste nicho de mercado.