Olhar Digital

adobe flash
Unsplash/Dhaval Parmar
Veja como remover o Flash

O Flash Player , um dos plugins mais populares da internet no início dos anos 2000, será descontinuado de vez pela Adobe . O suporte será encerrado ainda nesta sexta-feira (1). Segundo a empresa, a partir do dia 12 de janeiro o Adobe Flash Player vai deixar de receber novas atualizações de segurança.

A Adobe já vinha alertando os usuários sobre a mudança desde o início de dezembro, quando a última atualização do plugin foi liberada. A recomendação da companhia é desinstalar o Flash do seu computador. Dessa forma, o usuário evita problemas no futuro além de manter sua máquina mais segura.

Alguns sistemas como o Windows 10 já estão mostrando alertas para os usuários sobre o fim do suporte do Adobe Flash Player . Vale ressaltar que o Flash chegou a ser utilizado em larga escala na internet . A tecnologia era o padrão para fazer animações e efeitos de transição mais elaborados em diversos portais. No entanto, com o passar do tempo e com o aparecimento de alternativas como o HTML5 , o Adobe Flash acabou ficando obsoleto.

Como remover o Flash Player?

Se você utiliza o Windows 10 ou macOS e já recebeu algum tipo de aviso sobre o fim do suporte ao Flash, o procedimento é bem simples. Basta clicar em "desinstalar" no aviso.

Se ainda não recebeu o alerta, é preciso seguir os seguintes passos no Windows 10:

  1. Aperte a tecla Windows é digite ‘Painel de Controle”;
  2. Em seguida, na caixa de pesquisa na lateral superior direita, digite ‘programas e recursos’;
  3. Clique em ‘Programas e Recursos’ para prosseguir;
  4. Essa ferramenta do Windows lista todos os programas instalados na sua máquina. Por aqui, procure por ‘Adobe Flash Player’ e clique em ‘Desinstalar’.

O site da Adobe ainda oferece uma terceira opção. Baixar uma ferramenta para remover o Flash da sua máquina automaticamente. Acessando a página, clique em ‘Baixar o desinstalador do Flash Player’. Em seguida, feche todos os navegadores abertos e execute o programa para desinstalar o Flash .

Flash vai parar de funcionar nos navegadores

A Mozilla é um dos nomes que já confirmou que o Flash Player não será compatível com o Firefox 85 , próxima versão do navegador. A Microsoft e o Google também se preparam para desativar o plugin de vez em seus navegadores.

Um dos fatos marcantes na linha do tempo do Flash Playe r foi o embate com Steve Jobs em 2010. Na época, a Apple decidiu remover o Flash dos seus aparelhos, optando pelo uso do HTML5 e de outras tecnologias em toda sua linha de produtos.

Segundo a Maçã, a decisão foi motivada por bugs e falhas no Flash, como consumo exagerado de energia além dos travamentos constantes. Sem contar com as falhas de segurança , algo que deve continuar sendo explorado por cibercriminosos com o fim do suporte ao plugin.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!