Dados da Experian Hitwise mostram que audiência da rede social de fotos se aproxima do Twitter e Facebook

*Atualizada em 09/04/2012, com correção: o estudo da Experian Hitwise considera o total de visitas e não o total de visitantes únicos, como a reportagem citava.

Pouco conhecida até poucos meses atrás, a rede social Pinterest está ganhando mais fãs a cada mês em todo o mundo. Nos Estados Unidos, segundo a consultoria Experian Hitwise, o Pinterest já alcançou o terceiro lugar entre as redes sociais mais acessadas, atrás apenas do Twitter e do Facebook. O ranking considera o número total de acessos a sites de redes sociais no mês de março.

LEIA TAMBÉM:
Conheça o Pinterest, um mural de fotos na web
O que é o Pinterest?
Spam na rede social Pinterest rende R$ 2 mil por dia a americano

Pinterest aumentou em 50% sua audiência entre janeiro e fevereiro de 2012, diz estudo
Reprodução
Pinterest aumentou em 50% sua audiência entre janeiro e fevereiro de 2012, diz estudo
No mês passado, o Facebook se manteve na liderança entre as redes sociais nos EUA, com mais de 7 bilhões de visitas. O Twitter ficou em segundo lugar, bem atrás do Facebook, com 182 milhões de visitas, enquanto o Pinterest ficou em terceiro lugar, com 104 milhões de visitas. Com isso, o Pinterest ultrapassou outras redes sociais populares, como Google+, LinkedIn e Tumblr.

"A rede social alcançou um tremendo sucesso desde que foi lançada. A forma como as pessoas compartilham no Pinterest é nova", disse Matt Tatham, porta-voz da Experian Hitwise, ao site da CNN . Por meio do Pinterest, os usuários podem criam um mural de fotos e compartilhá-las com os amigos. As fotos podem ser "fixadas" no mural virtual a partir de qualquer site, por meio de um botão instalado na barra de favoritos do navegador.

Os dados da Experian Hitwise mostram que o Pinterest aumentou sua audiência mensal em 50% entre os meses de janeiro e fevereiro. Os analistas da consultoria afirmam que o Pinterest é "a rede social mais quente desde o Facebook e o YouTube". A rede social foi criada em março de 2011 por empreendedores do Vale do Silício, nos EUA, entre eles Ben Silbermann.

Entre os usuários da rede social, a maioria são mulheres, com 60% do total, e a maioria das pessoas moram na região central dos Estados Unidos, de acordo com o estudo. Os dados, no entanto, não incluem acessos a partir de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, de modo que a audiência do Pinterest e outras redes sociais consideradas no estudo pode alcançar números ainda maiores.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.