Serviços do Google como Gmail, YouTube, Drive e Fotos ficam fora do ar nesta segunda-feira (14)
Unsplash/Nathana Rebouças
Serviços do Google como Gmail, YouTube, Drive e Fotos ficam fora do ar nesta segunda-feira (14)

Gmail, YouTube, Drive, Docs, Play Store, Agenda, Fotos... os principais serviços do Google ficaram fora do ar por cerca de uma hora nesta segunda-feira (14), relataram usuários de diferentes provedores de internet e países. As falhas afetaram tanto as versões web como os aplicativos do Google e ocorreram entre pouco antes das 9 horas e pouco mais de 10 horas.

O YouTube , plataforma de vídeos do Google , não carregava nenhum vídeo, independentemente de o acesso ter sido feito pelo Wi-Fi ou pela internet de um dispositivo móvel - 4G. A falha seguiu até cerca de 10 horas, quando os vídeos voltaram a rodar normalmente, tanto no Wi-Fi como pelo 4G.

Gmail  chegou a ficar sem carregar na versão web e nos aplicativos para Android e iOS. O serviço exibiu a mensagem "Sua conta está temporariamente indisponível; lamentamos o transtorno e sugerimos que você tente novamente em alguns minutos" na versão web, e o app ficou sem receber novos e-mails e atualizações.

Após alguns minutos de tentativas, o Gmail voltou a funcionar, mas com lentidão e apresentando erros. Ao entrar na conta, a mensagem "O produto E-mail de IG Publicidade e Conteúdo está temporariamente impossibilitado de acessar seus Contatos. É possível que você enfrente problemas enquanto essa situação persistir" era exibida em vermelho no topo da página na versão web. A falha durou cerca de uma hora e, por volta de 10h05, o serviço foi reestabelecido.

Play Store, Google Drive, Fotos, Agenda e outros serviços do Google também apresentaram falhas similares, com o recado em inglês "500. There was an error. Please try again later", ou seja, "500, houve um erro, por favor tente novamente mais tarde".

Você viu?

O Google Nest Mini , assistente de voz do Google, também teve problemas de conexão. "Algo deu errado, tente novamente em alguns segundos", dizia o aparelho quando acionado. Às 10h10, o serviço voltou a funcionar sem grandes problemas.

Os relatos de problemas com os serviços Google começaram a circular pelas redes sociais por volta das 9 horas desta segunda. O termo "Google" segue sendo o assunto mais comentado do Brasil no Twitter mesmo após a retomada dos serviços.

Procurada pela reportagem do iG , a assessoria do Google disponibilizou acesso ao painel de status do Google Workspace, que mostra o status de cada serviço do Google. Desde 10h05, todos os serviços aparecem com sinal verde, que indica funcionamento normal.

Minutos antes, no entanto, havia sinal vermelho em todos os serviços, indicando "falha temporária do serviço". Ao clicar em cada produto, havia atualizações frequentes da empresa sobre cada situação. Até 10h01, nenhum serviço listado aparecia com bolinha verde, ou seja, sem apresentar nenhum problema. A situação foi normalizada poucos minutos depois disso.

" Hoje, às 8h47 da manhã (horário de Brasília), o Google sofreu uma queda em seu sistema de autenticação, por aproximadamente 45 minutos, em razão de um problema de gestão interna da cota de armazenamento. Os serviços que requerem login de usuários apresentaram altas taxas de erro durante esse período. O erro de autenticação foi resolvido às 9h32. Todos os serviços estão restaurados. Pedimos desculpas aos afetados e iremos conduzir uma revisão minuciosa para garantir que isso não ocorra novamente no futuro ", disse o Google em comunicado enviado ao iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!