Olhar Digital

Google utilizar mapeamento 3D para melhorar sinal de GPS
Leticia Riente
Google utilizar mapeamento 3D para melhorar sinal de GPS

O Google quer melhorar de forma significativa o sinal de GPS em celulares Android em cidades grandes. Para isto, a gigante da tecnologia pretende utilizar o mapeamento 3D já existente por meio do Google Maps . O objetivo é evitar o maior número possível de imprecisões de localização, que são geradas por reflexos de sinais em estruturas urbanas. Mais de três mil cidades serão contempladas neste sentido no ano que vem.


A ideia veio a partir da necessidade de direcionar melhor motoristas e pedestres em áreas urbanas, visto que os sinais de satélite são ricocheteados em prédios e altos edifícios. O “módulo de correção auxiliado por mapeamento 3D” do Android poderá mitigar estes saltos em cidades da América do Norte, Ásia, Europa, entre outras partes do mundo.

Você viu?

FLP

Por isso, com o mapeamento 3D em conjunto com a FLP, é esperado que a localização do usuário seja ainda mais exata. Um ponto importante a ser destacado é que a nova tecnologia pode “reduzir as ocorrências do lado errado da rua em aproximadamente 75%”, o que já é um grande avanço.Assim, para que a estratégia seja colocada em prática, o Google utilizará a API Fused Location Provider (FLP, na sigla em inglês) do Google Play Services. Resumidamente, a FLP serve para que outros aplicativos consultem a localização do Android, sem ter que recorrer a coordenadas bruscas de GPS.

Dessa maneira, o Google Maps também tem recebido melhorias, como a indicação de sinalizações e grupo de pedestres, tudo para deixar o serviço ainda mais completo.

mapeamento 3d ajudará a melhorar sinal de gps
Sistema será de grande ajuda para evitar erros em relação ao lado da rua, por exemplo. Créditos: CC7/Shutterstock

Cabe destacar que alguns celulares do Google, como o Pixel 5 e o Pixel 4a (5G) são os primeiros do mercado a utilizarem a ferramenta de mapeamento 3D, mas, até agora, ele só funciona durante caminhadas. Apesar disso, a gigante da tecnologia quer implantar o recurso de forma ampla até o início de 2021 em smartphones com Android 8 e posteriores.

Relevância

Assim sendo, a importância da atualização foi elogiada pela Qualcomm, pois o novo recurso poderá melhorar também suas tecnologias. “Os consumidores confiam na precisão das capacidades de posicionamento e navegação de seus telefones celulares. A tecnologia de localização é fundamental para garantir que você encontre seu restaurante favorito e receba seu serviço de transporte compartilhado em tempo hábil. 

A Qualcomm Technologies está liderando a tarefa de melhorar as experiências do consumidor com sua mais nova tecnologia Qualcomm Location Suite, que oferece integração com as correções auxiliadas por mapeamento 3D do Google. Essa colaboração com o Google é um marco importante para a precisão da localização no nível da calçada”, disse Francesco Grilli, vice-presidente de gerenciamento de produtos da Qualcomm.
.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!