Tamanho do texto

E-mail com spam suspeito está sendo enviado aos brasileiros

Links do spam malicioso levam a um arquivo hospedado no Dropbox
Divulgação
Links do spam malicioso levam a um arquivo hospedado no Dropbox

Depois de a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarar emergência de saúde pública de importânica internacional em razão de um possível surto do zika vírus um novo ciberataque foi detectado no Brasil. 

A campanha de spam malicioso aproveita o interesse sobre a doença para infectar os dispositivos dos usuários com o malware JS.Downloader. 

O e-mail com spam malicioso afirma ser do site Saúde Curiosa e traz no assunto a frase que diz: "ZIKA VIRUS! ISSO MESMO, MATANDO COM ÁGUA!”. Ele utiliza imagens e texto retirados de uma matéria publicada no site, mas inclui botões para instigar a curiosidade do destinatário, como "A eliminação do mosquito! Clique Aqui!” e "Instruções para seguir! Baixe!", assim como um arquivo anexado.

Esses links levam ao serviço de encurtamento de URL Bitly, que redireciona para o serviço de hospedagem de arquivos Dropbox. A Symantec, empresa que descobriu o golpe, detectou tanto o arquivo hospedado no Dropbox quanto o arquivo anexado ao e-mail como JS.Downloader. Depois de infectar o usuário com o JS.Downloader, os cibercriminosos tentam baixar outros vírus no computador comprometido.

Infelizmente, como no caso do zika vírus, é preciso se prevenir. Por isso, evite clicar em links ou anexos em mensagens de e-mails não solicitados e mantenha sempre um software de segurança atualizado em seu computador.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.