Facebook disse não usar informações de outros aplicativos para sugerir amizades
PA/BBC Brasil
Facebook disse não usar informações de outros aplicativos para sugerir amizades

O Facebook lidera com folga a concorrência entre as redes sociais. De acordo com dados da empresa, em dezembro de 2015, a empresa contava com uma média diária de 1,04 bilhão de usuários ativos publicando, compartilhando, curtindo e trocando mensagens com amigos. Como em qualquer programa do tipo, é preciso estar atento à privacidade quando usamos o Facebook. Faça o login apenas em páginas e aplicativos oficiais e use senhas fortes com letras, números e símbolos. A rede social também possui diversos recursos para manter sua conta protegida. Para ajudar os usuários, o iG criou uma lista com itens que tornarão seu perfil mais seguro:

1) Conteúdo das publicações

O usuário precisa tomar cuidado com o que está postando. André Munhoz, gerente da Avast para o Brasil, sugere que o usuário pense duas vezes ao publicar ou compartilhar algo no Facebook. "Nas rede sociais, sempre tome cuidado com o que você está postando", afirma. Após a exibição do conteúdo no Facebook, o usuário não tem mais controle sobre quem visualizará a publicação. É importante lembrar que mesmo que o autor exclua uma postagem do seu perfil, ela ainda continuará sendo vista em outros perfis caso alguém tenha compartilhado a mesma publicação.

2) Opções de privacidade

undefined
Reprodução

É possível configurar quem pode entrar em contato com você e quem vê suas publicações

O Facebook permite que milhões de pessoas sejam atingidas por meio de um clique. Por isso, é importante adotar medidas para preservar a privacidade do usuário. O Facebook possui um recurso para definir quem pode ver as postagens. Para acessar as configurações, abra o menu do Facebook – a seta presente no canto direito da barra azul – e escolha a opção Configurações. Depois disso, clique em Privacidade.

No aplicativo para dispositivos móveis, utilize o menu – o ícone com três traços horizontais – e escolha a opção Atalhos de Privacidade para definir o que os outros usuários verão em seu perfil. "As pessoas têm que tomar cuidado e sempre dar uma verificada na sua configuração de privacidade", explica Munhoz.

3) Solicitações de amizades de desconhecidos

Antes de aceitar a solicitação de amizade de alguém que você não se lembra, mande uma mensagem para perguntar de onde vocês se conhecem. Alguns cibercriminosos utilizam perfis falsos para levantar informações que o usuário compartilhou na rede social e aplicar golpes.

Para tentar evitar o recebimento de solicitações de amizade de desconhecidos, o Facebook oferece um recurso onde apenas pessoas ligadas aos seus amigos poderão entrar em contato com você. No computador, utilize o menu do Facebook e selecione a opção Configurações. Em seguida, clique em Privacidade. Se desejar fazer a mudança pelo aplicativo, clique sobre o menu e selecione a opção Atalhos de Privacidade.

4) Recursos extra de segurança

Você viu?

O Facebook possui alguns recursos para o usuário ter mais segurança. Uma delas é o alerta de login: caso alguém se conecte à sua conta a partir de um dispositivo diferente, a rede social envia um alerta pelo aplicativo e por e-mail para confirmar se o dono da conta realmente realizou o login. O usuário também pode habilitar a aprovação de login sempre que ele acessar o Facebook em um novo dispositivo. A verificação pode ser feita por meio de mensagens SMS ou pelo gerador de códigos do Facebook.

Se habilitados, recursos de segurança podem proteger a conta por e-mails e mensagens SMS
Reprodução
Se habilitados, recursos de segurança podem proteger a conta por e-mails e mensagens SMS

Outra ferramenta permite analisar quais são os navegadores e aplicativos mais utilizados pelo usuário e onde ele está conectado atualmente. O Facebook exibe o tipo de dispositivo utilizado e em qual cidade e horário o login foi feito. Para habilitar os recursos de segurança, utilize o menu do Facebook no computador e clique em Configurações. Em seguida, selecione a opção Segurança.

5) Tome cuidado com os check-ins

Quando o usuário decide fazer um check-in, o Facebook utiliza o GPS do dispositivo para determinar o local da postagem. É importante pensar sobre quem poderá ver seus check-ins. Para Fábio Assolini, analista sênior de segurança na Kaspersky Lab Brasil, esse tipo de publicação pode ser perigosa, pois o usuário não sabe lidar com o alcance das informações que está expondo no Facebook. "Você está tornando público para as pessoas onde você vai. Não é bom você se expor demais nas redes sociais", afirma. Uma forma de se certificar que apenas conhecidos verão o check-in é alterar as opções de privacidade do seu perfil.

6) Sites e aplicativos integrados

undefined
Reprodução
Antes de utilizar o login do Facebook em outros sites, a rede social confirma que tipo de informação você deseja fornecer

Para simplificar a vida do usuário, sites e aplicativos permitem que o usuário faça o login com a conta do Facebook. Antes de terminar o login, o serviço exibirá uma tela do Facebook com as permissões que o usuário está passando. É preciso tomar cuidado com o tipo de informação que este serviço terá acesso e que tipo de ações ele poderá tomar em seu nome. Além disso, caso este serviço seja vítima de um ataque virtual, o usuário será menos prejudicado se tiver fornecido apenas informações básicas. Para José Matias Neto, diretor para suporte técnico da Intel Security, o erro não está em utilizar o login do Facebook em apps de terceiros. "O problema é que esse aplicativo vai se inserir na sua rede social e ter acesso a determinadas informações dentro do seu perfil".

Para verificar quais aplicativos estão conectados à conta, acesse o Facebook pelo computador, escolha a opção Configurações dentro do menu e, na página seguinte, selecione Aplicativos. Todo serviço integrado à conta tem acesso a informações básicas como nome, foto do perfil, foto de capa, idade e gênero. Ao passar o mouse sobre cada aplicativo, o Facebook exibe opções para editar as permissões e remover o serviço.

Página exibe quais aplicativos estão conectados à conta e que tipo de informações eles têm acesso
Reprodução
Página exibe quais aplicativos estão conectados à conta e que tipo de informações eles têm acesso


7) Links suspeitos

Alguns cibercriminosos realizam ataques por meio de links com ofertas boas demais para ser verdade. Entretanto, os links podem induzir o usuário a acessar sites suspeitos ou baixar arquivos contendo vírus. Para Munhoz, como os usuários ficaram mais atentos a ataques com links e anexos falsos no e-mail, os cibercriminosos passaram a utilizar as redes sociais para efetuar ataques virtuais. "O Facebook se tornou uma porta de acesso ao computador do usuário", afirma.

Antes de clicar em qualquer link, leve em consideração o autor e o conteúdo da mensagem. Em caso de imagens, também é importante verificar a extensão do arquivo. A sugestão do Facebook é tomar cuidado com arquivos que parecem imagens mas terminam com .exe, .rar ou .zip.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!