Tamanho do texto

Lista conta com aplicativos que ajudam o usuário a otimizar o tempo e realizar tarefas dentro do prazo

Brasil Econômico

Apps como o Evernote e o Google Agenda ajudam a organizar anotações e compomissos
Barn Images
Apps como o Evernote e o Google Agenda ajudam a organizar anotações e compomissos

Apesar da grande oferta de dispositivos, nem sempre é possível se tornar mais produtivo apenas com novos aparelhos. Em muitas situações, o usuário precisa de ajuda para organizar as tarefas diárias. Alguns aplicativos para smartphones  podem ajudar a otimizar o tempo e realizar tarefas dentro do prazo. Pensando nisso, o Brasil Econômico criou uma lista com algumas sugestões de serviços disponíveis para os principais sistemas operacionais. Entre eles, estão o tradicional Evernote, responsável por levar o hábito de anotações no papel para o celular, e o recém-atualizado, Google Agenda, que agora conta com um recurso para ajudar o usuário a encontrar tempo para atingir metas que não são alcançadas facilmente.

IFTTT

Disponível gratuitamente para Android e iOS, o IFTTT é uma boa saída para quem deseja fazer dois aplicativos se conectarem automaticamente. O usuário pode criar instruções para o smartphone realizar atividades em mais de 300 aplicativos em determinados momentos. O aplicativo também oferece dezenas de ações predefinidas por outros usuários para enviar fotos publicadas no Instagram ao Twitter ou silenciar o smartphone quando você chegar no trabalho, por exemplo.

Todoist

O Todoist trabalha como um gerenciador para o usuário agendar data e hora para atividades serem realizadas. Ao cadastrar uma nova tarefa, o usuário pode determinar informações como a prioridade e o projeto que ela faz parte. Com versões para Android e iOS, o aplicativo permite compartilhar o projeto para outras pessoas que também usam o app ajudarem a completar as atividades.

Para ajudar o usuário a medir sua produtividade, o aplicativo utiliza uma pontuação chamada Todoist Karma. Toda vez que o usuário completa uma atividade no prazo correto, esta pontuação aumenta. Os números são exibidos em gráficos com o número de tarefas concluídas nos últimos sete dias.

Google Agenda

Além de salvar horários, o usuário do Google Agenda pode definir lembretes e o local do evento. Quando ele estiver próximo de acontecer, o aplicativo envia uma notificação integrada ao Google Maps para o usuário chegar à localização pelo caminho mais rápido.

A versão mais recente do Google Agenda permite criar metas para o usuário conseguir fazer exercícios, ler ou aprender novos idiomas, por exemplo. Ao definir uma nova meta, o aplicativo procura por espaços livres na agenda do usuário e salva o evento, que poderá ser adiado sempre que o usuário não conseguir realizar a tarefa. Em seguida, o Google Agenda acompanhará a rotina do usuário para definir os melhores horários para as tarefas. O app nativo do Android também está disponível gratuitamente para iOS.

Toggl Time Tracker

Como um cronômetro para as tarefas, o Toggl Time Tracker pode ser uma boa opção tanto para usuários individuais quanto para equipes de trabalho. Depois de criar uma conta, o usuário pode criar tarefas e deixar o contador ativo até terminar a atividade. As atividades podem ser incluidas em projetos e receber etiquetas para o usuário ser organizar. Ao final da semana, o app envia relatórios com o tempo que o usuário levou em cada atividade. A versão paga do Toggl Time Tracker oferece recursos adicionais como a estimativa automática para novas tarefas de acordo com o ritmo do usuário nas últimas atividades. O aplicativo está disponível para aparelhos Android e iOS.

Evernote

O Evernote é ideal para salvar informações que precisam ser visualizadas mais tarde. O aplicativo permite armazenar imagens, desenhos e textos. Neste último formato, o usuário conta com diversos recursos de formatação que permitem destacar os principais trechos do texto e criar listas de tarefas para serem completadas. O usuário também pode salvar lembretes com data e hora. Outro recurso importante do Evernote é criar grupos para colegas de trabalho colaborarem com projetos em andamento. Todas as informações cadastradas no Evernote são sincronizadas com os demais dispositivos do usuário. Disponível gratuitamente para smartphones Android, iOS e Windows Phone.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.