Apesar do Facebook oferecer mais cinco opções para interação, os usuários da rede social ainda não usam o recurso com frequência. De acordo com uma análise da consultoria Quintly, em 97,6% dos casos, as pessoas interagem por meio de curtidas, comentários e compartilhamentos. Introduzido há cerca de três meses, as reações representam apenas 2,6%.
Entre os novos botões da plataforma, os mais utilizados foram os mais extremos: o "Amei" foi usado na maioria dos casos (50,8%), seguido dos botões "Grr" (19,1%), "Triste" (10,4%), "Uau" (10,1%) e "Haha" (9,5%).
De acordo com a análise da Quintly, a notável diferença entre o "Amei" e os demais botões mostra que os usuários preferem interagir com publicações com informações positivas.
A pesquisa também apontou para um comportamento diferente dos usuários de acordo com o conteúdo da postagem. As publicações com vídeos recebem cerca de 40% mais interações se comparadas às postagens com foto. A empresa utilizou 130 mil postagens publicadas durante 15 dias.
Além dos botões já conhecidos, o Facebook deve introduzir opções temporárias em datas especiais. No último Dia das Mães, a plataforma disponibilizou a reação "Gratidão", representada por uma flor.