Tamanho do texto

Moto G4 mantém evolução dos smartphones da Lenovo, mas preço afasta o celular da categoria dos intermediários

Brasil Econômico

Moto G4 conta com 2GB de memória RAM e capacidade de armazenamento de 32GB
Divulgação
Moto G4 conta com 2GB de memória RAM e capacidade de armazenamento de 32GB

A linha de smartphones Moto G é uma das principais opções para o usuário que busca de um aparelho com bom custo-benefício. Sabendo disso, a Motorola – agora propriedade da Lenovo  – oferece recursos que contribuem para a economia. Um deles é o suporte para dois chips de operadoras, presente em todas as versões do aparelho.

Com o passar dos anos, o Moto G  recebeu melhorias como o suporte a redes 4G e a proteção contra água, ambos disponíveis a partir da terceira geração. O Moto G4 possui suporte para TV digital. Confira as principais diferenças entre as três versões mais recentes.

Câmera

Moto G 3ª geração tem câmera frontal de 13MP, câmera traseira de 5MP e flash duplo
Emily Canto Nunes/iG São Paulo
Moto G 3ª geração tem câmera frontal de 13MP, câmera traseira de 5MP e flash duplo

A principal melhoria a partir do Moto G 3ª geração é a câmera. O aparelho, que contava com 8MP na câmera na 2ª geração, passou a oferecer 13MP de resolução e flash duplo, melhorando a qualidade das fotos mesmo em ambientes com pouca luminosidade. As selfies também ficam melhores: enquanto a câmera frontal do Moto G 2ª geração oferecia 2MP de resolução, os novos modelos possuem 5MP.

LEIA MAIS: Como limpar a tela do celular e de outros eletrônicos sem danificá-los

Outra mudança é a capacidade de gravar filmes em Full HD (1080p) a partir da 3ª geração. O Moto G 2ª geração também filmava em alta definição, mas só alcançava 720p.

Tela

Com 5,5 polegadas, a tela do Moto G4 também possui a melhor resolução (1080x1920 pixels) em comparação às versões antigas do aparelho, que contam com 5 polegadas e 720x1080 pixels. Os smartphones possuem um item em comum nesta categoria: todos contam com proteção Gorilla Glass 3 contra riscos e quedas. 

Performance

A Motorola decidiu não fazer grandes mudanças na transição da segunda para a terceira geração do Moto G. Os dois aparelhos possuem processadores quad core. Nesse quesito, o Moto G 3ª geração possui especifações um pouco mais avançadas para suportar internet 4G e versões mais recentes do Android  (Lollipop e Marshmallow, respectivamente).

Moto G 2ª geração tem câmera de 8 MP e filma em alta definição (720p)
Divulgação
Moto G 2ª geração tem câmera de 8 MP e filma em alta definição (720p)

LEIA MAIS: Cinco dicas para aumentar a duração da bateria do Moto G 3ª Geração

O aparelho conta Qualcomm Snapdragon 410 de 64 bits que roda a 1,4 GHz. O celular também conta com 1GB de memória RAM.

A segunda geração do Moto G também possui processador da Qualcomm. O celular vem equipado com o Snapdragon 400 de 32 bits e 1,2 Ghz, com 1 GB de memória RAM.

As mudanças mais visíveis estão no Moto G4. O aparelho vem equipado com processador octa-core Snapdragon de até 1,5 GHz e 2GB de memória RAM.

Bateria

Por oferecer recursos que necessitam de mais energia, as versões mais recentes do Moto G receberam mudanças na bateria. Enquanto o Moto G 2ª geração contava com 2.070 mAh, o Moto G4 possui 3.000 mAh. O Moto G 3ª geração ocupa uma posição intermediária, com 2.470 mAh. Os valores podem impressionar, mas é preciso lembrar que com o suporte a conexões 4G e processadores mais potentes, o consumo da bateria será maior.

Conclusão

Recém-lançado, o Moto G4 é a melhor opção da linha. A Lenovo conseguiu manter uma boa evolução das especificações sem precisar reduzir a capacidade em nenhum quesito. Entretanto, o preço é um fator que pode afastar os usuários. Vendido por cerca de R$ 1.299, o smartphone acaba competindo com smartphones de categorias superiores.

Por isso, o Moto G 3ª geração, disponível por aproximadamente R$ 999, ainda aparece como uma boa alternativa. Além de receber a atualização para versões mais recentes do Android, o smartphone conta com recursos próximos ao Moto G4, como a câmera de 13 MP e a capacidade de gravar vídeos em Full HD.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.