Tamanho do texto

Rede social permite publicar vídeos e fotos com exclusão programada para 24 horas após a publicação

Aplicativo de enviar fotos e vídeos que desaparecem em até dez segundos vem se popularizando
Creative Commons
Aplicativo de enviar fotos e vídeos que desaparecem em até dez segundos vem se popularizando

O Snapchat é uma das redes sociais que mais animam os usuários e investidores neste momento. Disponível para Android e iOS, o aplicativo permite ao usuário publicar vídeos e fotos com exclusão programada para 24 horas após a publicação. Com cerca de 150 milhões de usuários diários, a rede social ultrapassou o Twitter  recentemente, mas ainda é motivo de dúvidas para muitos usuários. Para ajudar quem pretende usar o aplicativo, o Brasil Econômico criou uma lista com sete informações importantes dentro do Snapchat. 

Seus seguidores

O aplicativo não exibe o número de usuários que acompanham as suas histórias. Entretanto, é possível verificar individualmente quais perfis te seguem. Para isso, é necessário abrir os detalhes sobre um contato em Meus Amigos. A área pode ser acessada a partir do menu do Snapchat  – o logotipo do app na parte superior da tela. Em algumas situações, o Snapchat exibe um número ao lado do nome do usuário. Quando essa informação é exibida, é um sinal que este perfil segue suas histórias.  A seção também exibe opções para iniciar um chat, tirar uma foto ou enviar o perfil para outra pessoa.

Sala de troféus

Troféus são desbloqueados de acordo com a atividade no Snapchat
Reprodução
Troféus são desbloqueados de acordo com a atividade no Snapchat

O aplicativo possui uma área com as conquistas do usuário no Snapchat. Sempre que uma nova atividade é feita na rede social, um troféu é desbloqueado. As conquistas estão relacionadas desde os filtros usados nas histórias até a pontuação alcançada no Snapchat. Para visualizar os objetivos atingidos, abra o menu do Snapchat e selecione o ícone do troféu, na parte superior da tela.

Gravar músicas nas histórias

Além de gravar o som ambiente, o Snapchat consegue gravar nas histórias a música que o smartphone está reproduzindo. Para isso, basta iniciar uma música, abrir o Snapchat e começar a gravar.

Edição

Para incluir novos elementos na história, basta escolher um dos três ícones no canto superior direito. Com eles, é possível adicionar adesivos, textos e desenhos, respectivamente. No caso de textos, é possível escolher formatações diferentes. Para isso, basta tocar sobre o segundo ícone após escrever uma mensagem.

Emojis de amigos

Modo Viagem e Emojis de Amigos podem ser visualizados nas configurações do Snapchat
Reprodução
Modo Viagem e Emojis de Amigos podem ser visualizados nas configurações do Snapchat

A lista de contatos também pode exibir até 12 emojis diferentes próximos a alguns amigos. O coração vermelho, por exemplo, é exibido quando os dois usuários têm sido os melhores amigos por pelo menos duas semanas. O emoji do bebê é exibido quando você acabou de se tornar um amigo da pessoa na rede social.

LEIA MAIS:  "Manda nudes": afinal, para quê serve o aplicativo Snapchat?

Para conhecer o significado de cada emoji, acesse o menu do Snapchat e toque no ícone da engrenagem para abrir as configurações. Em seguida, abra a opção gerenciar e selecione Emojis de Amigos. Na mesma área, é possível personalizar os ícones que serão exibidos em cada situação.

Ícones de mensagens

Ainda na área de contatos, o Snapchat exibe ícones para indicar a situação das mensagens enviadas e recebidas no aplicativo. Os ícones são exibidos à esquerda do nome do contato com as cores vermelha, roxo e azul. As setas para a direita indicam que um snap ou um chat foi enviado. Quando estes ícones ficam sem preenchimento, seu amigo recebeu o snap.

LEIA MAIS:  Snapchat ultrapassa Twitter em número de usuários

Os símbolos quadrados significam que algum contato enviou uma mensagem. Quando os ícones ficam sem preenchimento, o snap ou o chat foi visualizado. Confira abaixo o significado de cada item exibido no aplicativo.

Ícones do Snapchat ajudar usuário a identificar situação das mensagens
Reprodução
Ícones do Snapchat ajudar usuário a identificar situação das mensagens



Modo Viagem

Se estiver preocupado com o consumo da franquia pelo Snapchat, é possível ligar o Modo Viagem, que desabilita o carregamento automático de histórias quando o celular está conectado à internet. Para evitar o consumo desnecessário, o aplicativo carrega apenas as fotos e vídeos que o usuário deseja visualizar. Para habilitar o recurso, acesse o menu do Snapchat. Em seguida, escolha a opção gerenciar e toque sobre Modo Viagem.

    Leia tudo sobre: aplicativo
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.