Tamanho do texto

Parte dos recursos apresentados pela Apple não é novidade para quem usa Android, mas melhoram experiência do usuário nos dispositivos da empresa

Brasil Econômico

iOS 10 é compatível com iPhone 5 ou superiores e versões mais recentes do iPad e iPod touch
Pexels
iOS 10 é compatível com iPhone 5 ou superiores e versões mais recentes do iPad e iPod touch

A décima versão do sistema operacional para dispositivos móveis da Apple é, provavelmente, a que apresenta mais mudanças para os usuários. O iOS 10 oferece aos usuários diversas funcionalidades novas. Parte delas não é novidade para quem usa Android  e chegam com um certo atraso para o sistema da Apple. Entretanto, o iOS 10 também conta com funcionalidades exclusivas para ajudar o usuário.

Com lançamento no segundo semestre de 2016, o iOS 10 é compatível com iPhone 5 e 6 (e versões similares como 5c, 5s e SE), iPad Pro, Air, mini 2 (e versões superiores) e iPod touch (6ª geração). Confira abaixo alguns recursos que são disponibilizados quando o sistema operacional é atualizado. 

iPhone localiza o carro

Recurso também permite tirar uma foto do local onde o carro foi estacionado
Reprodução/Tech Insider
Recurso também permite tirar uma foto do local onde o carro foi estacionado

Com a atualização, o iOS envia um alerta quando o motorista sai do veículo e se desconecta do CarPlay, o sistema operacional da Apple para carros. A notificação exibe a localização do carro no mapa e permite traçar uma rota para o usuário voltar para aquele ponto. O usuário pode editar as informações imprecisas e acrescentar mais detalhes sobre a posição do automóvel.

Notificações na tela de bloqueio

Além dos alertas enviadas por aplicativos, a tela de bloqueio do iOS 10 exibirá uma série de notfiicações para o usuário organizar sua rotina. Para acessá-la, será necessário arrastar a tela de bloqueio para a direita. A área exibirá a previsão do tempo, os próximos eventos do calendário e atalhos para os contatos favoritos. A tela, que também exibirá um campo de busca para encontrar aplicativos mais rapidamente, poderá ser personalizada de acordo com as preferências do usuário.

iMessage

Para manter o aplicativo de mensagens relevante frente a concorrentes como o WhatsApp e o Telegram, a Apple disponibilizou novidades interessantes no iMessage, que agora possui uma ferramenta para buscar imagens. Além de enviar emojis e textos, os usuários do app poderão contar com GIFs nas mensagens.

O usuário também poderá tirar uma selfie ou uma foto comum diretamente no iMessage. Ao clicar no botão da câmera, o aplicativo dá a opção de escolher uma imagem armazenada no celular ou tirar uma nova foto.

LEIA MAIS:  Nova versão do WhatsApp deve oferecer suporte a GIFs

Outra nova funcionalidade do iMessage são os desenhos animados, que podem ser enviados em conversas no aplicativo. O recurso só pode ser visto se a pessoa que recebeu a mensagem também atualizou o sistema operacional.

Siri aberta para todos os aplicativos

Siri em aplicativo de terceiros era pedido antigo de usuários de dispositivos da Apple
Divulgação
Siri em aplicativo de terceiros era pedido antigo de usuários de dispositivos da Apple

A assistente virtual poderá se comunicar com outros aplicativos  instalados no celular, não apenas com apps nativos do iOS. Com isso, será possível pedir corridas pelo Uber , reproduzir músicas no Spotify ou iniciar uma chamada no Skype usando comandos de voz. A mudança já era pedida pelos usuários e foi atendida pela fabricante, que busca incrementar a experiência do iPhone, enquanto as vendas do celular perdem fôlego.

Bedtime

O aplicativo do relógio recebeu um novo esquema de cores e novos recursos que ajudam a medir com a qualidade do sono. A aba Bedtime permite definir horários para ir dormir e para acordar, e calcula a quantidade de horas de sono em cada dia da semana. Para fazer o cálculo, o app analisa seu movimento e uso do dispositivo. No momento de acordar, o iOS 10 reproduz uma das nove opções de alarme com músicas mais tranquilas.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.