O Google vai facilitar o uso compartilhado do conteúdo pago presente na sua loja de aplicativos por meio de um novo plano. Batizado de Google Play Family Library, o serviço poderá ser usado por até seis pessoas, que compartilharão filmes, músicas, jogos e aplicativos para Android.
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Todas as contas cadastradas no plano têm acesso ao conteúdo disponível para o dono do perfil principal, que decidirá o que as crianças terão acesso, removendo títulos específicos para manter a biblioteca adequada para suas idades. A plataforma também permite ocultar determinados conteúdos que o usuário não deseja compartilhar com outras pessoas.
O serviço não terá nenhum custo adicional para o usuário, mas solicitará o cadastro de um cartão de crédito para futuras compras. O Google enviará um recibo como forma de controle sempre que um conteúdo for adquirido. Assim, o usuário principal pode cancelar aquisições na loja e evitar surpresas quando as crianças compram novos jogos, por exemplo.
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Inspiração em outras plataformas
O modelo funcionará de modo similar ao Family Sharing, criado pela Apple em 2014. A plataforma compartilha as compras no iTunes, iBooks e App Store entre os membros da família, que podem manter um calendário e álbuns de fotos colaborativos. O serviço também permite compartilhar a localização com o resto da família.
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Plataformas como Netflix e Spotify também oferecem planos familiares. A plataforma de vídeo conta com um plano em que é possível assistir filmes e séries em até quatro telas ao mesmo tempo, por R$ 29,90 mensais. O Spotify oferece um plano para até seis pessoas terem acesso ao plano premium, por R$ 22,35.
Recentemente, o Google também anunciou o plano família para seu serviço de streaming de música , o Play Música. A plataforma pode ser usada por até seis pessoas e custa R$ 14,90 por mês. De acordo com o The Verge, o serviço seria parecido, mas não cobraria um valor extra para o usuário ter acesso aos aplicativos para Android. O recurso ainda não tem data de lançamento, mas será testado em alguns países antes de chegar para todos os usuários.