Tamanho do texto

Descubra como é rápido e fácil fazer buscas na internet, digitalizar documentos e até ver as estrelas com a câmera do seu smartphone

Você é um fã de selfies? Passa o dia inteiro tirando fotos com o celular? Se você é um devoto da câmera do smartphone, e mesmo que não seja, talvez vai gostar de saber que, além de tirar fotos, ela tem outras funções, como servir de scanner e telescópio. Explicamos algumas delas abaixo.

LEIA MAIS: Mais acessos e menos calorias: Curiosidades sobre o Pokémon Go, a nova febre digital

Digitalizar documentos

Se você tem uma certa idade, talvez se lembre quando aprendeu a digitalizar um documento usando uma copiadora, scanner ou impressora. Mas essa atividade essencial para processos administrativos agora pode ser feita de forma mais fácil e barata. A câmera do telefone é também um bom scanner, portátil e mais fácil de usar.

A evolução das câmeras e smartphones abriram um mundo de possibilidades de uso
Drew Angerer / Getty Images / AFP
A evolução das câmeras e smartphones abriram um mundo de possibilidades de uso

Você pode "varrer" um documento tirando uma foto diretamente, mas também existem aplicativos para fazê-lo de forma mais profissional. Para iPhone existe, por exemplo, o Evernote Scannable, que corta e ajusta automaticamente as imagens. Além disso, usa uma tecnologia que pode detectar números e letras no documento, para que seja possível procurá-lo depois.

Para telefones com o sistema operacional Android, o app do Google Drive tem uma função de scanner embutida. Scamscanner, outro aplicativo para Android, também permite fazer buscas e até organiza e agrupa os documentos semelhantes como, por exemplo, cartões de visitas. 

Comprar na Amazon

O aplicativo da Amazon tem uma funcionalidade que permite procurar um produto por meio da câmera de seu telefone. Para usá-lo, abra o aplicativo, clique em pesquisa e selecione a função de buscar com fotos. Em seguida, aponte a câmara para o objeto que lhe interessa, como um livro ou um DVD, e Amazon irá informá-lo se ele estiver disponível.

Traduzir

Você já esteve em um restaurante em um país estrangeiro sem entender nada no menu? Uma maneira de evitar que isso aconteça novamente é usar a câmera. Como? Direcione-a para o texto que deseja traduzir e o aplicativo do Google Translate traduzirá automaticamente o texto. Ele está disponível tanto para iOS quanto para Android e em várias línguas.

LEIA MAISO que os criminosos online esperam que você revele sobre sua identidade

Fazer buscas na internet

Cansado de digitar? Basta instalar qualquer um dos aplicativos que permitem que você pesquise na internet usando sua câmera. Um dos mais conhecidos é CamFind, gratuito. O CamFind permite pesquisar informações sobre um lugar famoso, um código QR, um código de barras ou um produto. O que você tem a fazer é tirar uma foto do que quer investigar e o app irá procurar informações na internet.

Ver as estrelas

Sim, você pode usar o telefone para mais do que ficar absorto por horas olhando a tela. É na câmera do celular que se baseiam os aplicativos para ver (e reconhecer) as estrelas.

Apps como o Sky Map, Sky View e Star Walk permitem que você direcione a câmera a uma estrela ou constelação para descobrir qual é. Eles funcionam mesmo durante o dia para que você possa identificar as estrelas que não vê a olho nu.

Jogar Pokémon

Se você ainda não sabe, o novo jogo da Nintendo é a sensação do momento e também funciona pela câmera do telefone. Ainda indisponível no Brasil, ele deve chegar em breve no país. 

Pokémon Go é um jogo no qual os participantes tentam capturar Pokémons para completar a coleção. Para pegá-los, eles têm que sair às ruas e, usando o GPS do telefone, ligar a câmera e apontá-la para a imagem do personagem. Tocando na tela, o Pokémon é capturado.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.