Tamanho do texto

Plataforma permite aumentar a produtividade ao cadastrar atividades e reuniões com alto nível de informações como local, descrição e anexos

Google Agenda está disponível para download gratuito no Google Play e na App Store
Reprodução
Google Agenda está disponível para download gratuito no Google Play e na App Store

O Google Agenda é um aplicativos que podem oferecer mais benefícios ao usuário. A plataforma permite reservar horários para realizar tarefas e reuniões com um alto nível de detalhes que contribuem para o planejamento e aumentam a produtividade . A ferramenta permite cadastrar local, descrição e anexos para cada compromisso. Confira alguns recursos adicionais que ajudam a organizar sua rotina em qualquer dispositivo.

Criar metas

Além da versão web, o Google Agenda está disponível gratuitamente para Android e iOS . Os aplicativos permitem criar metas para os planos que o usuário não consegue concretizar por falta de tempo. A plataforma exibe sugestões como fazer exercícios, ler ou aprender novos idiomas, mas é possível cadastrar outras tarefas.

LEIA MAIS:  Os 10 apps que todos deveriam ter no celular

Google Agenda permite cadastrar frequência e duração de atividades para completar metas
Reprodução
Google Agenda permite cadastrar frequência e duração de atividades para completar metas

Antes de definir uma nova meta, o usuário pode escolher a frequência, a duração e o melhor horário para realizar determinada atividade. A partir dessas informações, o aplicativo procura por espaços livres na agenda, cria o evento e envia uma notificação quando momentos antes do horário definido. A tarefa pode ser adiada sempre que o usuário quiser.

Gerencie agendas diferentes

Em vez de manter uma agenda com todas as atividades, o usuário pode isolar diferentes  tipos de eventos como profissional ou pessoal, por exemplo, para visualizar mais facilmente as tarefas de uma categoria. Para criar uma nova agenda, clique na seta para baixo na área "Minhas Agendas" da barra lateral e selecione a opção "Criar nova agenda".

Na página seguinte, é possível definir um nome e um fuso horário para a categoria. A aba "Compartilhar agenda" permite definir diferentes opções de compartilhamento da agenda para seus contatos ou torná-la pública.

Encontrar o melhor horário para a atividade

Ao criar um novo evento, o Google Agenda permite saber qual o melhor horário para as pessoas que também participarão de uma atividade. É possível comparar as programações de até 20 agendas de uma vez. Para encontrar horários livres, crie um novo evento e selecione a guia "Encontrar um horário". Em seguida, escolha os convidados para a atividade e clique em "Adicionar".

A página exibirá as agendas de cada pessoa lado a lado para o autor do evento escolher o melhor horário para todos. Disponível apenas no computador e quando os convidados compartilham as próprias agendas, o recurso é uma boa alternativa para encontrar espaços livres na agenda de grupos de trabalho.

Receber agenda diária por e-mail

O Google Agenda permite habilitar o envio de um e-mail com as principais tarefas  do dia. O recurso ajuda o usuário a ter maior controle sobre o compromissos diários. Para ativar o resumo diário, clique no menu – o ícone da engrenagem no canto superior direito da página – e selecione a opção "Configurações".

Recurso do Labs permite ocultar horários da manhã e da noite da agenda
Reprodução/Google Agenda
Recurso do Labs permite ocultar horários da manhã e da noite da agenda

Em seguida, clique na aba "Agendas", selecione a agenda desejada e clique em "Editar notificações". Entre as opções de alertas exibidas na página, estará "Compromissos diários". Quando o recurso está selecionado, o serviço envia os compromissos do usuário diariamente às 5h.

Recursos experimentais

Assim como o Gmail, o Google Agenda também oferece recursos beta por meio do Labs. Como a empresa esclarece, os recursos podem mudar, falhar ou desaparecer a qualquer momento, por estarem em fase de testes. Dependendo do retorno dos usuários, os recursos são oferecidos em definitivo ou arquivados.

LEIA MAIS:  Como mudar a senha do Wi-Fi e manter a conexão sem fio em segurança

Uma das principais opções é ocultar os horários da manhã e da noite na agenda. A vantagem do recurso é exibir apenas os principais horários da agenda para não ocupar tanto espaço na tela. Outra ferramenta exibe uma contagem regressiva para a próxima reunião na página inicial do Google Agenda. Para conhecer e habilitar os recursos, acesse o menu e selecione a opção Labs. A página exibirá uma lista de opções disponíveis para teste.

    Leia tudo sobre: aplicativo
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.