Tamanho do texto

Veja como é fácil e rápido criar e editar GIFs animados a partir de fotos e vídeos - caseiros e do YouTube - usando plataformas intuitivas e gratuitas

Brasil Econômico

GIFs são divertidíssimos e estão em todos os lugares. Onde quer quer haja uma mensagem, há grandes chances de eles estarem lá. Mas você sabe como criá-los ou editá-los? O site entrepreneur fez uma lista de ferramentas e aplicativos gratuitos e intuitivos para você fazer seus próprios GIFs animados. Confira!  

LEIA MAIS: Nova versão do WhatsApp deve oferecer suporte a GIFs

Como criar GIFs a partir de vídeos

1. GIFs.com

Se você quer criar um GIF a partir de um vídeo do YouTube, post do Instagram ou Vine, Gifs.com é a ferramenta idea. Tudo o que você precisa fazer é colar a URL do vídeo que você gostaria de converter em GIF e pronto. O aplicativo oferece ainda ferramentas para adicionar legendas e cropar imagens, entre outras.

Gifs.com
Gifs.com
Gifs.com

2. Giphy GIF Maker

Giphy abriga uma das maiores coleções de GIF da internet, mas também tem incríveis ferramentas de criação de GIFs. A primeira delas, GIF Maker, permite que você crie GIFs diretamente de arquivos de vídeo e links do YouTube.

Para usar o GIF Maker, cole a URL de um vídeo ou faça o upload do arquivo de vídeo. Logo você estará apto a criar um GIF e editá-lo dentro do Giphy, que têm uma interface super útil e intuitiva. Com o GIF Maker, você pode selecionar o ponto exato que deseja do vídeo, escolher a duração e adicionar uma legenda.

Quando estiver finalmente satisfeito com o GIF que criou, clique em "Create GIF". Ele será adicionado às coleções do Giphy e estará pronto para ser compartilhado em qualquer rede social.

Como criar GIFs a partir de fotos

3. Giphy Slideshow

Giphy Slideshow
Giphy Slideshow
Giphy Slideshow

Slideshow, outra ferramenta do Giphy, permite que você combine suas fotos e seus GIFs para criar slideshows de GIF animados. Para usar o Slideshow, primeiro é necessário que você escolha as imagens ou os GIFS que quer usar (você pode, inclusive, combinar fotos e GIFs). Depois que você tiver feito o upload das imagens, você pode escolher a ordem em que elas vão aparecer no seu GIF e a duração de permanência de cada imagem.

4. Gifmaker.me

Gifmaker.me é uma ferramenta gratuita que permite a criação de GIFs animados e slideshows a partir de imagens. Ele conta com o recurso "Control Panel" que possibilita a customização do seu GIF a partir da mudança do tamanho da tela, da velocidade das transições e do número de vezes que o GIF deve ser repetido.

5. Imgflip

Imgflip é similar ao Gifmaker.me e permite que você crie um GIF a partir de múltiplas imagens e vídeos. Ele possibilita ainda que o usuário edite o GIF (por meio do acréscimo de textos, troca de delay, e alternância dos tamanhos das imagens). Para exportar o GIF final sem marca d'água, você precisa ser um Pro member.

LEIA MAIS: Sete aplicativos para melhorar fotos e vídeos

Como editar um GIF

6. GIF Editor

GIF Editor
GIF Editor
GIF Editor

O Editor de GIF do Giphys é uma ferramenta brilhante para editar e melhorar GIFs que já existem. Ele torna possível o acréscimo de adesivos animados, filtros divertidos e legendas. Para começar a editar um GIF, basta escolher um GIF para editar, informando a URL do GIF ou qualquer link do Giphy ou ainda fazendo o upload do arquivo de uma imagem do seu computador. Assim que o GIF estiver pronto para edição, você pode escolher entre adicionar qualquer adesivo da biblioteca do Giphy e escolher qualquer um dos filtros disponíveis, antes de adicionar uma legenda e exportar o resultado final.

7. CloudApp

Às vezes, pode ser muito útil criar GIFS diretamente da tela do computador. Essa técnica é ótima para dar tutoriais ou orientações sobre como usar um produto. CloudApp é incrivelmente útil e simples. Ele permite que você faça gravações da tela, anotações em imagens, grave vídeos da webcam e muito mais. Uma vez que você tenha instalado o CloudApp, você pode gravar screencasts, e baixá-los como GIFs, além de compartilhá-los com uma única URL gerada para cada gravação que você faz.

8. Recordit

Assim como o CloudApp, o Recordit permite selecionar uma área da tela e criar um GIF em segundos. Também como o Cloud App, é necessário baixar o software no computador (disponível para Windows e Mac).

9. Sir Gifs A Lot

Sir Gifs A Lot é um aplicativo que permite a criação de GIFs a partir da webcam. Para usá-lo, é necessário instalar o Slack, software de comunicação de equipes com suporte a canais, conversas privadas e integração com serviços externos. Depois de conectar o aplicativo ao Slack, você pode criar uma divertida gravação.

Sites com centenas de GIFs prontos e que você precisa visitar

1. Giphy

Con milhares de GIFs, o site Giphy é uma verdadeira mina de ouro para quem quer pesquisar GIFs pré-selecionados e divididos em categorias.

2. Google images

Talvez o melhor lugar para pesquisar qualquer coisa, inclusive GIFs, é o Google. Para incluir imagens de GIFs à sua pesquisa, clique no campo "Imagens" - "Pesquisar ferramentas"  "Type" - "Animados". 

3. Tumblr

O Tumblr costuma ser o marco zero da cultura GIF. É lá também que o pessoal encontra os melhore memes. Explore todos os GIFs disponíveis nessa plataforma, ou faça buscas específicas na barra de busca do Tumblr.

4. Imgur

Você nunca sabe exatamente o que vai achar no Imgur, uma foto viral, um vídeo, ou uma coleção de GIFs que recebe mais de 150 milhões visitas mensais. Tente a sorte com as centenas de opções disponíveis, ou filtre por assunto ou atividade.

    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.