
Especialistas em segurança na internet recomendam o uso de senhas diferentes para cada serviço online. Adotar tal medida seria algo simples, se não fossem as dezenas de serviços online que precisam de senha: redes sociais, e-mails, games e e-commerces são apenas alguns dos exemplos. Alguns usuários preferem se arriscar e utilizar apenas uma senha para todas as suas contas. Para resolver o problema, o usuário pode adotar programas que mantém as informações em segurança e libera o usuário da tarefa de memorizar as informações.
Disponíveis para computadores e smartphones, os gerenciadores de senha organizam todos os registros em um local protegido com criptografia. Ao utilizar o programa, o usuário precisa memorizar somente uma senha principal que será utilizada para acessar outros dados.
LEIA MAIS:
O que os criminosos online esperam que você revele sobre sua identidade
Os programas funcionam de modo semelhante. A principal diferença é o local onde as senhas são armazenadas. As informações podem ser salvas na memória do celular ou na nuvem. Confira uma lista com as melhores opções para administrar informações confidenciais.
1Password

O 1Password é um dos gerenciadores de senha que oferecem mais recursos aos usuários. Com uma interface simples e intuitiva, o aplicativo permite salvar não apenas senhas online, mas também informações relacionadas ao RG, carteira de motorista, cartões de crédito, entre outros. O usuário pode adotar o plano para equipes, que permite compartilhar informações confidenciais com a família ou colegas de trabalho.
O programa também possui um acesso rápido por meio da impressão digital em dispositivos com Android Marshmallow ou superior. Por dispensar o uso da senha mestra, o recurso simplifica o processo para visualizar as senhas cadastradas. O 1Password oferece recursos básicos gratuitamente para Android, iOS, Windows e Mac. Entretanto, opções mais avançadas precisam ser desbloqueadas por meio da versão paga.
LastPass
A principal vantagem do LastPass é a preocupação do serviço em melhorar os hábitos do usuário. Além de armazenar senhas, o programa dá dicas de como criar senhas mais seguras e oferece um espécie de quiz para determinar o conhecimento do usuário sobre segurança da informação . O programa apresenta uma resposta de acordo com o seu resultado.

O gerenciador ainda oferece um navegador próprio que sincroniza suas informações pessoais automaticamente. Salvas na nuvem, as informações podem ser acessadas de qualquer dispositivo. Disponível em versão desktop para Windows e em aplicativos para Android e iOS, o LastPass pode ser utilizado gratuitamente durante 14 dias. Depois disso, o usuário precisa ativar uma assinatura de US$ 12 anuais (cerca de R$ 38).
KeePass
O KeePass é uma boa opção para quem não gosta de ideia de armazenar as senhas na internet e busca uma alternativa gratuita. Disponível para Windows, o programa salva as informações localmente. O serviço conta ainda com alternativas não-oficiais que possuem nomes e recursos diferentes da opção para computadores. Por este motivo, as senhas armazenadas no computador não podem ser sincronizadas com os aplicativos.
LEIA MAIS:
Como mudar a senha do Wi-Fi e manter a conexão sem fio em segurança
Além disso, é possível definir categorias como redes sociais, games e lojas virtuais para tudo o que é salvo no programa e gerar novas senhas. O recurso permite criar senhas de acordo com as preferências do usuário ou padrões para serviços específicos.