Usuários nem sempre prestam atenção a configurações de segurança, que são bem fáceis de usar e podem ajudar a descobrir e evitar o acesso de terceiros a sua página.
Muita gente suspeitou um dia que sua conta no do Facebook foi invadida.
Em geral, esse pode ser o caso ou pela ação de hackers ou pelo descuido e revelação acidental da senha - ou até porque alguém pegou o celular que você esqueceu em uma mesa.
O fato é que é difícil ter uma conta na rede social e nunca ter se preocupado com a possibilidade de outra pessoa ter visto nossas fotos, mensagens e conversas particulares.
LEIA MAIS:
Bem-formada, nova geração chega mal-educada às empresas, diz filósofo
No entanto é possível saber se a sua privacidade ficou vulnerável. E também é possível saber de onde sua página no Facebook foi acessada.
Os passos para isso são simples, veja abaixo:
1. Ao entrar em sua conta, você deve clicar na seta que se encontra acima, no canto direito da tela de início. Na lista que aparecer logo abaixo, escolha a opção "Configurações".
2. Depois de escolher "Configurações", você será levado a uma outra tela com mais opções. Desta vez, na coluna da esquerda, clique em "Segurança".
3. Agora, clique em "Onde você está conectada (o)". O Facebook vai mostrar que horas e em que lugar alguém entrou em sua conta. Além disso, também será indicado a partir de que tipo de dispositivo a sua conta foi acessada.
Você viu?
4. Nesta etapa é possível ver se o seu Facebook foi acessado pelo app ou pelo navegador de um celular ou de outro dispositivo móvel - ou de um computador. E é aqui que sua memória e o bom senso devem entrar em ação.
Você precisa se lembrar da hora, lugar e do dispositivo que usou quando entrou no Facebook. Se algo estranho aparecer nesta tela, você vai descobrir quem acessou sua conta sem sua autorização.
LEIA MAIS:
Comércio de armas avança no Facebook sem controle
Para tornar a localização ainda mais exata, se você passar o mouse em cima da opção "Localização", poderá ver o IP da conexão de internet de onde sua conta foi acessada.
Existem várias páginas na web (de acesso fácil) que permitem escrever o número IP para verificar o lugar aproximado de onde a conta no Facebook foi acessada.
5. Este último passo é mais uma recomendação.
Ainda nos settings de "Segurança", suba até a opção "Alertas de login".
LEIA MAIS
: Falha de segurança no Android pode afetar 900 milhões de celulares
Aqui é possível configurar alertas que chegarão ao seu e-mail. Se alguém acessar sua conta de um dispositivo ou navegador não reconhecido, você recebe um alerta.
E, pela quantidade de informações que as redes sociais guardam sobre nossa vida cotidiana, a segurança e privacidade são aspectos que não devem ser esquecidos.
Por isso, sempre é melhor ir até as configurações de sua conta e verificar sua segurança.