Tamanho do texto

Plataforma oficial de dispositivos da Apple terminou o ano de 2015 com mais de 1,75 milhão de apps; games representam a maior parte do que é ofertado

App Store deve crescer 73% em relação ao estimado para o ano de 2016
Pixabay/Creative Commons
App Store deve crescer 73% em relação ao estimado para o ano de 2016

A App Store, loja de aplicativos para dispositivos da Apple, mantém um crescimento acelerado há alguns anos. Mesmo com o movimento de usuários reduzindo a quantidade de aplicativos no smartphone, a loja não mostra sinais de que diminuirá o ritmo e deverá aumentar significativamente o número de apps disponíveis nos próximos anos, chegando a 5,06 milhões de programas ativos em 2020.

LEIA MAIS: iOS 10: confira as 5 principais novidades do novo sistema da Apple

Para atingir tal marca, a App Store deverá aumentar a oferta de aplicativos em 73% em relação aos 2,93 milhões de apps estimados para o final de 2016. De acordo com levantamento da Sensor Tower, a loja contava com cerca de 1,75 milhões de aplicativos disponíveis para os usuários em 2015. A projeção é feita a partir de uma série histórica mantida pela consultoria desde 2008, quando a loja de aplicativos tinha pouco mais de cinco mil programas ativos.

O rápido crescimento se deu, principalmente, por conta dos games . Segundo o estudo, 48.231 novos aplicativos foram publicados em maio deste ano. Os games mantém uma grande diferença em relação aos demais apps com, aproximadamente, 21 mil lançamento. Na sequência estão os aplicativos de educação (2,4 mil lançamentos), Entretenimento (2,3 mil) e Negócios (2,2 mil).

Como baixar aplicativos na App Store

Antes de baixar um aplicativo na App Store, é necessário vincular o ID Apple com o aparelho nos ajustes do sistema. Acesse a opção " iTunes Store e App Store" e preencha o formulário com e-mail e senha e selecione "Iniciar Sessão". Se você ainda não tiver uma conta, acesse appleid.apple.com e clique em "Criar seu ID Apple". A página irá solicitar dados como nome, data de nascimento, e-mail e um cartão de crédito que será utilizado ao baixar algum conteúdo pago.

LEIA MAIS: Pen drive libera até 128 GB de armazenamento para iPhones e iPads

Para visualizar o catálogo, toque sobre o ícone da App Store. A área de Destaques exibe os aplicativos lançados recentemente e recomendações dos editores da loja. O aplicativos gratuitos apresentarão o botão "Obter" e os pagos exibirão o valor em dólares.

Depois de escolher o que baixar na App Store, clique neste botão e, em seguida, selecione a opção "Instalar". O dispositivo irá solicitar a senha do ID Apple para baixar o conteúdo. O aplicativo estará disponível logo após a conclusão do download.

Como cancelar uma compra

Se você comprou algo na App Store e se arrependeu, é possível soliciar o cancelamento e a devolução do dinheiro. O processo não é tão simples, mas pode ser feito por qualquer usuário. Abra o iTunes no computador e acesse sua conta. No Windows, a área de login está no canto superior direito. No Mac, o programa exibe uma janela para o usuário preencher suas credenciais.

Em seguida, abra a área de informações sobre a conta e selecione a opção "Ver tudo" na área do histórico de compras. A página exibe todas as aquisições feitas na App Store com data e o preço de cada conteúdo. Ao clicar em "Relatar problema" na parte inferior, o usuário libera uma opção com o mesmo nome em cada item da lista.

LEIA MAIS: Apple anuncia assistente virtual Siri para aplicativos de terceiros

Depois de clicar em uma das opções, a App Store irá redirecionar para uma página na internet. Preencha o formulário indicando o motivo para a solicitação e escreva algum comentário, se desejar, clique em enviar e pronto. A Apple entrará em contato algumas horas depois com um retorno sobre o seu pedido.