De uns anos para cá, o Instagram esteve entre uma das redes sociais que mais rapidamente cresceram em número de usuários. Especialmente depois da aquisição pelo Facebook, o aplicativo de fotos viu aumentar - em números na casa de milhões – seus usuários e o compartilhamento de fotos pelo mundo (todos os dias!). Por quase uma década, nada parecia poder disputar o “primeiro lugar” na área com o app. Até que surgiu o Snapchat.
Assim como tudo o que acontece no mercado, a concorrência despertou a necessidade de o Instagram inovar ainda mais suas ferramentas e possibilidades para trazer a melhor experiência para seus usuários. Especialmente os mais jovens, excitados com a novidade de uma rede social de vídeos etéreos .
Assim surgiu o Instagram Stories, com o lançamento anunciado no último dia 2 de agosto, que veio prometendo uma “colisão” com o aplicativo concorrente. Aliás, desde que foi disponibilizado, o novo recurso divide opiniões sobre seu formato e, claro, se estariam copiando na cara dura o outro aplicativo - principalmente com o detalhe de que nem se preocupou em mudar o nome do recurso. O CEO do Instagram, Kevin Systrom, chegou a admitir que o formato foi inspirado no Snapchat. Polêmica!
Características do Instagram Stories
Ao atualizar o aplicativo, desde a semana passada, é possível encontrar o novo recurso em uma barra acima da timeline. Quando alguém que você segue adiciona um vídeo ou foto no Stories, sua imagem de perfil aparecerá dentro de um círculo rosa.
A funcionalidade do recurso é bem semelhante ao do Snap: você poderá voltar ou passar adiante da “história”, comentar ou mandar mensagem direta para o usuário. Dessa maneira, comentários e curtidas relativos às publicações no Stories não serão públicos como as publicações “normais” no Insta.
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O interessante é que a visibilidade de seus vídeos e fotos no Stories será permitida apenas para aqueles que já te seguem no aplicativo – assim, se seu perfil for privado, este recurso também será. Você também poderá customizar a configuração de privacidade se não quer que seus seguidores vejam algumas publicações específicas.
Você viu?
Além disso, não é preciso se preocupar com “overposting”, já que pode compartilhar tantas imagens quanto quiser ao longo do dia – com a criatividade que tiver! Se quiser, pode também colocar textos e usar ferramentas para desenho sobre a imagem.
Para empresas que administram páginas no Instagram, essa é uma boa novidade. Afinal, muitas vezes há coberturas de eventos ou lançamento de produtos e a vontade é sair postando tudo – e, claramente, o comportamento dos usuários do aplicativo mudou de uns anos para cá, passando do imediatismo de fotos do momento, sem muitas preocupações, para algo mais “polido” e, de certa maneira, profissionalizado até mesmo por pessoas comuns, que administram páginas pessoais (e não são artistas ou marcas).
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Com o Stories, porém, parece que as pessoas sentem falta daquela despreocupação e, assim, podem compartilhar sem se preocupar demais, já que o conteúdo desaparece após 24 horas.
Na verdade, apesar de muito semelhantes, o Instagram e o Snapchat são, na verdade, aplicativos de propostas diferentes. Sim, ambos são visuais e imediatistas, mas um é mais ligado à inspiração e ao apelo visual e o outro é para atualizações mais rápidas e menos filtradas. Ainda é cedo para dizer se um é melhor que o outro – e se essa "guerra" vai significar a morte de um ou outro app. De qualquer maneira, será interessante avaliar a dinâmica de usuários e perceber quem ganhará a batalha pela atenção e lealdade dos milhões de olhos pelo mundo. Enquanto isso, é #postar.