Instagram e Facebook são duas entre as 10 redes sociais mais usadas como plataforma de mídia. Entre seus maiores atrativos está a quantidade exorbitante de usuários presentes nas páginas: para se ter ideia, o FB tem mais de 1 bilhão de visitantes mensalmente, enquanto o Insta possui 500 milhões.
Como você deve saber, existem diferenças e semelhanças entre o Instagram e o Facebook – afinal, é o que vai caracterizar cada uma e, portanto, poderá servir ou não para seu empreendimento, dependendo do que você espera com a plataforma. Para esclarecer quais são os impactos possíveis com as duas redes sociais, seus pontos fortes e pontos fracos, o empreendedor e escritor freelancer Toby Nwazor escreveu ao site Entrepreneur algumas dessas características.
1. Quantificar alcance de consumidores
Ao comparar as duas mídias, fica bastante claro que o FB tem muito mais dados de usuários disponíveis (além de ser mais antigo). Porém, não é possível falar que o Insta não está no caminho de possuir tantos dados quanto o Face, já que está crescendo rapidamente.
De acordo com dados oficiais, o Insta tem estatísticas melhores de engajamento e compartilhamento de conteúdo. Além disso, apesar de ter menor número de usuários, é campeão quando buscamos seguidores fieis.
Outra característica interessante a ser avaliada por empresas, é que o Facebook é mais popular entre as pessoas mais velhas, enquanto o Insta é mais popular entre as gerações mais jovens.
Tudo isso nos mostra que as duas redes sociais podem funcionar de maneiras diferentes para diversos tipos de negócios. Por exemplo, empresas que dependem muito de publicidade visual podem encontrar no Insta mais benefícios que no FB.
2. Segmentação dos consumidores
Segmentar o público é necessário para todo e qualquer tipo de negócio ao redor do mundo, a fim de evitar perda de informações ou falhas de comunicações. Você precisa saber exatamente quem é sua audiência: onde está, seu gênero, sua idade, seus interesses etc.
O Face permite que você envie a mensagem certa para um público específico, já que há opções para marcar localização, língua, idade, gênero e outros dados demográficos, além de trazer seleção por comportamento psicográfico. Entretanto, essas opções também estão presentes no Insta mais recentemente, provavelmente porque, há alguns anos, foi comprado pelo Mark Zuckerberg (que é proprietário das duas plataformas).
Assim, se seu negócio está tentando alcançar uma população mais jovem, o Instagram é melhor – contudo, a outra rede alcança melhor aqueles consumidores mais velhos que, portanto, têm maior renda e maior poder de compra (e isso pode ser uma tremenda vantagem dependendo do que está vendendo).
3. Engajando consumidores
Estudos mostram que o engajamento com empresas no Instagram é 10 vezes maior que no Facebook. E a média deste engajamento por publicação cresceu 416% nos últimos dois anos.
Por exemplo, um mesmo post da Adidas foi colocado nas duas plataformas: o FB da marca tem 24 milhões de seguidores – enquanto o do Insta tem 9,7 milhões. Mas, a publicação na primeira rede social foi visualizada por 78 mil vezes, enquanto no Insta foram 130 mil.
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Além disso, o post recebeu 154 comentários no Insta, enquanto no FB foram apenas 67. Isso mostra que, enquanto uma plataforma tem alcance muito mais extenso, a outra, todavia, tem envolvimento muito maior.
4. Pontos fortes das plataformas
Na comparação e contraste entre as duas redes sociais, é importante destacar as qualidades de cada uma – ou seja, colocar na balança o que torna cada uma tem que a torna distinta da outra.
Por exemplo, o Insta é uma rede social para compartilhamento de fotos e vídeos. Os pequenos vídeos têm até um minuto (mudança recente, já que o tempo era de, no máximo, 15 segundos). A plataforma também disponibiliza opções de conversas diretas com consumidores, o que ajuda a construir uma base sólida de lealdade com a marca.
O engajamento de clientes com sua marca também pode ser alcançado através do compartilhamento diário da rotina da empresa, já que o consumidor pode se sentir envolvido com seu negócio, recebendo publicações sobre as questões diárias envolvendo sua empresa.
Por outro lado, o FB acaba sendo uma rede de múltiplas opções – ganha em variedade. Você pode escolher e usar grupos, eventos, páginas de produtos, fotos, vídeos, textos etc., conforme a necessidade de seu empreendimento e do conteúdo de cada post em si. Nessa mídia também é fácil disponibilizar informações aos consumidores tais como endereço, telefone e uma biografia (“Sobre”) da empresa.
Por outro lado, o Insta é muito limpo e não possui uma "desordem", já que o usuário pode receber todo o conteúdo daqueles a quem segue a todo momento. Desse modo, você pode ter até uma audiência menor nesta rede, porém suas publicações serão mais visíveis – o que, invariavelmente, significa maior engajamento.
5. Publicidade aos consumidores
Tanto o FB quanto o Insta são fáceis de usar quando o assunto é fazer publicidade e campanhas de marketing. Você pode determinar sua audiência e acompanhar suas campanhas, além de saber quantas pessoas têm sido alcançadas e quanta interatividade ocorreu.
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Embora o Instagram não permita links clicáveis em seus posts, você pode colocar um direcionamento ao website em um anúncio patrocinado. Aliás, tanto uma quanto outra rede usa o mesmo gerenciador de publicidades para criar campanhas e monitorar alcances, engajamento e conversões de usuários. Desse modo, podemos concluir que as duas plataformas são ferramentas viáveis para “bombar” seu negócio. Então, você precisará decidir qual é o melhor para sua empresa– observando tais características e o que podem beneficiar seu negócio.