Após apresentar o XA Ultra, que possui foco na câmera frontal, a Sony lançou mais um smartphone em sua linha. O Xperia E5 está disponível nas cores branca e preta por cerca de R$ 1.399 no mercado brasileiro. O valor chama a atenção se as especificações do aparelho forem comparadas com outros celulares.
LEIA MAIS:
Lenovo lança Vibe B para atrair quem busca smartphone barato
De acordo com a fabricante, o objetivo do Xperia E5 é ser um smartphone de fácil manuseio voltado para o entretenimento com a tecnologia de câmera da Sony. O aparelho tem câmera traseira de 13 megapixels com flash LED, estabilização digital e detecção facial. Antes de registrar as fotos, o usuário pode habilitar o HDR, que melhora o brilho e o contraste da foto . A câmera frontal possui 5 MP.
O aplicativo da câmera possui o recurso de reconhecimento automático de cenas, que verifica as condições no ambiente e ajusta as configurações para melhorar a qualidade da foto . No entanto, concorrentes como Moto G4 possuem recursos semelhantes em câmeras traseiras com os mesmos 13 megapixels e custam cerca de R$ 1.299.
A comparação com o celular da Lenovo/Motorola deixa o Xperia E5 com ainda mais desvantagem quando comparamos tela, processador e memória RAM. O visor do aparelho da Sony possui 5 polegadas e não consegue exibir imagens em Full HD. O modelo alcança apenas 1.280 x 720 pixels, contra 1.080 x 1.920 pixels do Moto G4, que oferece 5,5 polegadas.
Você viu?
O processador MediaTek MT6735 com quatro núcleos e capacidade de 1,3 GHz e a memória RAM de 1,5 GB também ficam para trás na disputa. O armazenamento interno é de 16 GB, mas pode chegar a 200 GB com a ajuda de cartões de memória microSD. Para ajudar o usuário a não gastar todo o espaço disponível, a Sony também apresentou o Smart Cleaner.
O recurso trabalha em segundo plano para evitar a execução de processos desnecessários e remover o histórico de cache. De acordo com a empresa, a ferramenta ajuda a melhorar a experiência do usuário pois economiza parte da memória RAM e libera espaço para armazenamento. A Sony também lançou o Xperia Tips, espécie de assistente pessoal que oferece dicas para ajudar o usuário.
LEIA MAIS:
Android: 7 dicas para aproveitar todos os recursos do sistema operacional
Estas e outras modificações de interface foram feitas pela empresa a partir do Android 6.0 Marshmallow. A Sony também deixou um item importante de lado: o giroscópio. Apesar de ser pouco lembrado pelos usuários, o sensor permite que jogos que utilizam realidade aumentada, como Pokémon GO , possam interagir de forma adequada com o ambiente. Por outro lado, o smartphone conta com NFC , bastante utilizado por sistemas de pagamento móvel que deverão se popularizar nos próximos meses.
A bateria de 2.700 mAh é capaz de manter o celular ligado durante quase dez horas. No entanto, este é apenas mais um item que mostra que o Xperia E5 não é a melhor opção de smartphone intermediário. O Moto G4, que está na mesma faixa de preço, possui bateria de 3.000 mAh.