Tamanho do texto

Recurso utiliza criptografia semelhante a do WhatsApp e oferece a opção de definir tempo para as mensagens serem destruídas após a visualização

Usuário do Messenger pode enviar textos, imagens e figurinhas,  e pode definir tempo para mensagens serem destruídas
Divulgação
Usuário do Messenger pode enviar textos, imagens e figurinhas, e pode definir tempo para mensagens serem destruídas

Para oferecer mais privacidade aos usuários, o Messenger, aplicativo de mensagens do Facebook, conta com a opção de criar chats secretos. Disponível nas versões para Android e iOS, o recurso é semelhante ao existente no Telegram e também possui formas de impedir que outras pessoas possam visualizar a conversa. As conversas secretas utilizam criptografia e permitem ao usuário definir um período para as mensagens ficarem disponíveis antes de serem destruídas.

Para criar uma conversa secreta do Messenger no Android, inicie uma conversa comum e toque no ícone de "Detalhes" no canto superior direito, ao lado das opções para iniciar chamadas de voz ou de vídeo , e escolha a opção "Conversa secreta". O aplicativo abre uma nova tela com interface parecida às conversas normais. A principal diferença é a opção de incluir o timer, disponível no canto inferior direito, ao lado do ícone de emojis e de localização.

O recurso permite definir um tempo para as mensagens serem destruídas após a visualização. O usuário pode escolher intervalos entre cinco segundos e um dia. No iOS, o processo é parecido, mas para entrar na área de "Detalhes", o usuário precisa tocar sobre o nome do contato. O recurso é compatível com mensagens de texto, imagens e figurinhas do aplicativo.

LEIA MAIS: Facebook começa a liberar transmissão de vídeos ao vivo em computadores

Como lembra o Facebook em sua Central de Ajuda, o recurso não impede que a conversa seja compartilhada com outras pessoas. As mensagens podem ser salvas com capturas de tela, por exemplo. Entretanto, é uma das formas encontradas pelo aplicativo para proporcionar mais privacidade para os usuários. Além das mensagens serem destruídas depois de um tempo, a conversa fica disponível apenas nos dois dispositivos onde a conversa foi iniciada.

Criptografia de ponta a ponta

Assim como o WhatsApp –  adquirido pelo Facebook em 2014  –, o aplicativo do Facebook oferece criptografia de ponta a ponta nas conversas secretas. A proteção impede que pessoas de fora da conversa ou até mesmo o Facebook tenham acesso às mensagens sem permissão. O usuário pode confirmar se a mensagem realmente é criptografia diretamente no Messenger.

Na área de conversa secreta, toque no nome do contato na parte superior e, em seguida, selecione a opção "Chaves do dispositivo". O aplicativo irá exibir uma sequência númerica, que pode ser comparada entre as duas pessoas das conversa. A verificação é opcional e as mensagens são criptografadas mesmo se as chaves não forem comparadas.

    Leia tudo sobre: Facebook Aplicativo
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.