Tamanho do texto

Youtube Go também permite que o usuário escolha entre a qualidade padrão ou reduzida, tornando possível a economia de espaço de armazenamento

Youtube GO é a aposta do Google para quem deseja economizar dados
Divulgação/Google
Youtube GO é a aposta do Google para quem deseja economizar dados

O Google anunciou, nesta quinta-feira (27), em um evento na Índia, um novo aplicativo para sua plataforma de vídeos. Chamado de Youtube  Go, a ferramenta permitirá que os usários baixem os vídeos diretamente do site, para que eles possam ser reproduzidos offline. 

Para utilizar o aplicativo, basta escolher um clipe, fazendo com que seja reproduzida uma prévia do vídeo, por meio da aprentação de algumas das cenas. A partir da visualização deste preview, você pode escolher entre assistir ao vídeo ou fazer o download para o seu celular. O Youtube Go também permite que o usuário escolha entre a qualidade padrão ou reduzida, tornando possível a economia de espaço de armazenamento. 

Quando o usuário decide de que forma deseja consumir aquele conteúdo, no momento da escolha entre reprodução e download, ele já é informado sobre quanto de sua internet será gasto para que seja possível baixar o clipe.

LEIA MAIS: Recurso promete aumentar interação entre youtubers e fãs

Outra vantagem encontrada no aplicativo é a economia de conexão, pois será possível fazer o compartilhamento de materiais via Bluetooth. Também é possível assistir ao conteúdo através streaming na plataforma, assim evitando que outras pessoas tenham que fazer o download do vídeo. A ferramenta também organizará uma lista de sugestões baseada nos interesses do usuário, para que seja mais fácil encontrar conteúdos com os quais as pessoas possam se identificar. 

Download irregular de áudios

Apesar de agora ter liberado oficialmente o download de seus vídeos, a empresa ainda se preocupa com o download irregular de áudios, feito por meio de sites de terceiros. Grandes gravadoras dos Estados Unidos e do Reino Unido, como Sony Music, Capitol Records e Warner Records, entraram com ação na Justiça contra um destes sites, o Youtube-MP3 .

O objetivo da ação movida pelas gravadoras é encerrar a pirataria de dados na internet, que, neste caso, é conhecido como "stream ripping". Nestes sites especializados, basta colar a URL do vídeo desejado e clicar no botão de conversão. O download do áudio é feito em questão de segundos.

Apesar de ter uma grande base de usuários, o Youtube exibe clipes musicais gratuitamente, por meio do canal oficial Vevo, criado exclusivamente para isso. As receitas obtidas são somente as de publicidades exibidas antes dos vídeos.

    Leia tudo sobre: Youtube
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.