Tamanho do texto

Dispositivo reconhece comandos de voz, gestos e expressões faciais para ajudar usuários e funciona de forma parecida com Siri e Google Now

Kirobo Mini se conecta com aplicativo da Toyota para smartphones por meio do Bluetooth
Divulgação/Toyota
Kirobo Mini se conecta com aplicativo da Toyota para smartphones por meio do Bluetooth

A Toyota apresentou um robô criado para acompanhar os motoristas durante as viagens. O objetivo do equipamento, batizado de Kirobo Mini, é oferecer companhia para os usuários a partir de comandos de voz. O aparelho também reconhece gestos e emoções por meio de expressões faciais e tenta ajudar de alguma forma. Se o motorista estiver desapontado, por exemplo, o robô tentará animá-lo.

LEIA MAIS: Empresa anuncia primeiro robô caseiro de 'preço acessível'

O robô da Toyota recebe o comando de voz do usuário e passa o conteúdo para o smartphone, que, por sua vez, transfere o material para o serviço na nuvem da empresa. A plataforma reconhece o que foi dito e ajuda a determinar a resposta mais adequada, transferida novamente para o Kirobo Mini por meio do app. O funcionamento é semelhante ao de assistentes virtuais, como Siri , da Apple, e Google Now.

O equipamento da Toyota tem cerca de dez centímetros de altura e, além de conversas, consegue mover a cabeça, os braços e os pés. O robô também conta com uma câmera internapara realizar o reconhecimento facial. No momento, o dispositivo só entende comandos de voz em japonês. O lançamento oficial no Japão está previsto para 2017 com preço em torno de 39.800 ienes (cerca de R$ 1.250).

Para funcionar, o Kirobo Mini depende de um aplicativo próprio que se conecta por meio do Bluetooth do smartphone. O app também é pago e cobra uma mensalidade de 300 ienes (aproximadamente R$ 9) para os usuários. De acordo com a fabricante, o robô foi desenvolvido para se tornar um amigo próximo dos usuários.

LEIA MAIS: Comissão aprova projeto que obriga empresas de transporte a oferecerem Wi-Fi

Em entrevista à Reuters, o responsável pelo projeto afirmou que o Kirobo Mini funciona como uma criança em fase de crescimento que começa a alimentar uma conexão emocional semelhante aos laços que a companhia espera que os consumidores criem com seus carros.

Segundo o The Verge, o novo produto da Toyota é uma versão menor do Kirobo, um robô enviado ao espaço em 2013, junto com Koichi Wakata, primeiro astrounauta japonês a comandar a Estação Espacial Internacional.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.