Tamanho do texto

Mudança de versão do sistema operacional é feita pelo modo de recuperação do aparelho e apaga todas as configurações e os conteúdos armazenados

De acordo com site especializado em dispositivos da Apple, método mais seguro para voltar ao iOS 9 utiliza iTunes
Pexels
De acordo com site especializado em dispositivos da Apple, método mais seguro para voltar ao iOS 9 utiliza iTunes

O iOS 10, sistema operacional da Apple para smartphones e tablets, já foi baixado pela maioria dos usuários de iPhone ou iPad. De acordo com dados da Mixpanel, que analisa o mercado de dispositivos móveis, mais de 60% dos usuários já utiliza os novos recursos da plataforma, que entre outras alterações, liberou a assistente virtual Siri para outros aplicativos  e atualizou a tela de bloqueio. No entanto, apesar de contar com novas funcionalidades, alguns usuários escolhem desfazer a atualização e voltar para o iOS 9.

O sistema pode não funcionar muito bem em modelos mais antigos por conta de especificações técnicas ou recursos indisponíveis. Não há um comando específico para retornar ao iOS 9 ou outra versão do sistema operacional. De acordo com o site iMore, especializado em Apple, o método mais seguro é alterar a plataforma com o iPhone ou iPad em modo de segurança utilizando o iTunes .

LEIA MAIS: iOS 10: confira as 5 principais novidades do novo sistema da Apple

Para entrar nesse modo, desligue o dispositivo e continue segurando o botão até mensagem "Deslize para desligar" (Slide to power off) aparecer na tela. Em seguida, conecte o cabo USB Lightning ao computador e ao dispositivo e mantenha o botão Home pressionado. A tela do iTunes deve abrir automaticamente. Caso contrário, abrar o programa de forma manual. 

O reprodutor de músicas irá detectar o aparelho e perguntar qual ação você deseja tomar. Antes de confirmar qualquer mudança, leia a janela do iTunes com atenção. De acordo com o programa, o retorno para uma versão anterior apaga as configurações e o conteúdo armazenados no aparelho.

Se desejar continuar o procedimento, clique em "Recuperar" (Restore) e "Recuperar e atualizar" (Restore and update). Em seguida, o programa irá exibir duas mensagens relacionadas às mudanças do sistema operacional e informações de segurança. Para prosseguir, clique em "Próximo" (Next) e "Aceitar" (Agree). 

LEIA MAIS: 7 widgets essenciais para aproveitar todo o potencial do iOS 10

De acordo com o site, se o dispositivo reiniciar para o iOS 10 antes de completar o download, basta repetir os passos acima e entrar novamente no modo de recuperação. Assim que o download estiver completo, o iTunes irá restaurar o iPhone ou iPad para o iOS 9 ou para versões mais antigas do sistema operacional.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.