Tamanho do texto

Aplicativo para Android se diferencia dos outros editores de imagens por oferecer efeitos que simula erros existentes de sistemas eletrônicos

Brasil Econômico

As lojas de aplicativos para dispositivos móveis oferecem uma série de opções de editores de fotos. No entanto, a maioria dos programas possuem filtros e efeitos bem parecidos, fazendo os usuários terem dificuldades para deixar suas fotos com um resultado mais original. Disponível para Android, o Glitch conta dezenas de efeitos retrôs que não estão presentes na maioria dos apps.

+ Instagram libera opção de salvar posts como rascunhos

A maioria dos filtros simulam distorções que deixam a imagem com um resultado bem inusitado. O app oferece opções que simulam tecnologias mais novas, com o efeito 3D, e mais antigas, por meio de filmes VHS. O usuário pode até mesmo incluir a data da edição da foto para lembrar gravações em filmadoras caseiras. O programa também utiliza um efeito conhecido como Glitch , usado para indicar um erro de sistema responsável por impedir que o dispositivo execute sua função corretamente. O efeito pode ser encontrado em aparelhos, como televisões, leitores de DVD ou cartões de memória com defeito.

Glitch oferece uma série de filtros gratuitos e algumas opções pagas, que podem ser adquiridas na Play Store
Reprodução
Glitch oferece uma série de filtros gratuitos e algumas opções pagas, que podem ser adquiridas na Play Store

Um ponto positivo do aplicativo é a interface simples que permite ao usuário editar fotos rapidamente. Ao instalar o Glitch, o usuário pode tirar um nova foto ou escolher uma armazenada no dispositivo. Em seguida, é possível iniciar a edição com a escolha de filtros disponíveis no menu do app – o ícone com três traços horizontais no canto superior esquerdo.

+ Snapseed é aplicativo do Google para editar imagens pelo smartphone

Depois de escolher um efeito, basta tocar sobre a região da imagem que você deseja modificar. O aplicativo exibe resultados aleatórios para os filtros a cada edição realizada. Para chegar a resultados mais próximos do desejado, basta tocar sobre a tela repeditamente até que o efeito do programa combine com a imagem. 

Em alguns casos, o Glitch permite definir a intensidade do efeito.  A maioria dos efeitos pode ser utilizada gratuitamente, mas em alguns casos, é necessário comprar a versão premium do aplicativo, disponível por R$ 7,60 na Play Store. No final da edição, a imagem pode ser salva no dispositivo e compartilhada com contatos das redes sociais. O usuário pode modificar a resolução do arquivo para aumentar a qualidade da foto.

    Leia tudo sobre: Aplicativo
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.