Tamanho do texto

Antes exclusivo para os smartphones Pixel e Pixel XL, programa pode ser baixado para versões mais antigas do sistema operacional do Google

Criado pelo Google, o aplicativo "Planos de fundo" facilita a personalização de imagens da tela inicial e da tela de bloqueio do smartphone. O serviço estava disponível apenas para os smartphones da empresa, Pixel e Pixel XL, mas com a criação do aplicativo, usuários do Android 4.1 ou superiores podem encontrar um novo papel de parede para o celular com facilidade.

+ Snapseed é aplicativo do Google para editar imagens pelo smartphone

As imagens de plano de fundo do serviço tem alta resolução e são retiradas de diversos locais. Além dos arquivos oferecidos junto com o dispositivo e das fotos tiradas pelo usuário, o aplicativo tem acesso a outros serviços do buscador, como a plataforma de imagens de satélite, Google Earth, e a rede social Google+, por exemplo.

Aplicativo conta com recurso para alterar planos de fundo do celular todos os dias de forma automática
Reprodução
Aplicativo conta com recurso para alterar planos de fundo do celular todos os dias de forma automática

Todas as fotos disponíveis são organizadas em pastas de categorias, como paisagens naturais, paisagens urbanas e texturas. Para trocar o papel de parede  o usuário pode escolher uma das opções e selecionar o botão "Definir plano de fundo". Em smartphones e tablets com versões inferiores ao Android 7.0 Nougat, as imagens escolhidas valem tanto para a tela inicial para a tela de bloqueio.

Quando o Android é mais recente, o aplicativo permite escolher fotos diferentes para cada área. Um recurso interessante do app ajuda o usuário a ter diariamente um novo papel de parede. Dentro de cada categoria, o serviço exibe a opção "Plano de fundo diário", que altera as imagens de forma automática. Antes de habilitar o recurso, o programa esclarece que a ferramenta faz a substituição apenas quando o celular está conectado a uma rede Wi-Fi.

+ Google avisa a hora certa para comprar passagens de avião mais baratas

Disponível gratuitamente para Android, o aplicativo tem uma vantagem: não consome muita memória. O programa possui pouco mais de 2 MB e não será o principal responsável por ocupar muito espaço no smartphone.

Aplicativos do Google

Além do "Planos de fundo", o Google parece estar investindo em outros programas para dispositivos móveis. Recentemente, a empresa apresentou o Google Trips, um aplicativo para organizar viagens  em apenas um lugar. Disponível para Android e iOS, o serviço permite centralizar informações sobre pontos turísticos da cidade escolhida e reservas de hotel, adicionadas automaticamente a partir do Gmail. O buscador também lançou um serviço que indica o melhor momento para comprar passagens aéreas baratas e um aplicativo de mensagens instantâneas para concorrer com plataformas como o WhatsApp e Telegram.

    Leia tudo sobre: Aplicativo
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.