Tamanho do texto

Atualização traz mudanças importantes, como integração da Siri com apps de terceiros, mas pode afetar velocidade e bateria dos aparelhos

Brasil Econômico

O iOS 10 levou pouco tempo para chegar à maioria dos smartphones da Apple. O sistema operacional recebeu mudanças importantes como a integração da assistente virtual Siri com aplicativos de terceiros e melhorias no aplicativo iMessage. No entanto, a atualização pode deixar aparelhos antigos mais lentos e atrapalhar a experiência do usuário com o iPhone.

+ Como desfazer atualização do iPhone ou iPad e voltar para o iOS 9

Em alguns casos, o iOS 10 faz com que o celular fica mais quente que o normal. De acordo com o site CNET, um dos motivos para a atualização afetar a velocidade e a temperatura do smartphone é o excesso de arquivos armazenados na memória. Confira algumas dicas do site que podem te ajudar a melhorar o desempenho do iPhone antigo que recebeu uma atualização do sistema operacional.

iOS 10 é compatível com iPhones da quinta geração ou superiores, iPod (6ª geração) e iPad
Pixabay/Creative Commons
iOS 10 é compatível com iPhones da quinta geração ou superiores, iPod (6ª geração) e iPad


1. Libere espaço na memória

Se o armazenamento do dispositivo está próximo da capacidade, considere reduzir as informações salvas no celular. Para saber quanto espaço disponível no aparelho, abra o menu "Configurações" e escolha a opção "Geral". Em seguida, selecione "Uso" e "Gerenciar Armazenamento".

A página exibirá a quantidade de espaço disponível e o já usada acima da lista de aplicativos. Para liberar espaço, basta escolher os programas que você não usa com frequência. Outra opção é selecionar a biblioteca de fotos e vídeos e deletar os arquivos que você não deseja mais.

2. Desabilite os downloads automáticos

O sistema operacional da Apple executa muitos processos em segundo plano para tornar a sua vida mais simples. Por padrão, os aplicativos são atualizados automaticamente e ajudam o usuário, que não precisa visualizar notificações da App Store a todo o momento. A configuração, no entanto, ocupa muito espaço da memória RAM e consome muita bateria do aparelho. A melhor opção é desabilitar o recurso e atualizar os programas manualmente.

+ Apple lança novos emojis por maior diversidade de gêneros e etnias no iOS 10

Para alterar a definição, vá até o menu de "Configurações" e selecione "iTunes e App Store". Em seguida, desabilite a opção "Atualizações" na seção de downloads automáticos. As outras três opções – Músicas, Aplicativos e Livros – sincronizam os downloads entre seus dispositivos iOS e podem ajudar, em menor escala, a deixar o aparelho mais rápido.

3. Desative a atualizações em 2º plano

Assim como as atualizações, os aplicativos atualizam, por padrão, seus conteúdos em segundo plano. Redes sociais, como Facebook e Twitter, alteram seu feed sem que você precise atualizar manualmente quando você abre o aplicativo. O recurso é util, mas ocupa muito espaço na memória RAM do iPhone. Para desabilitar o recurso, visite a área de "Configurações", selecione a opção "Geral" e abra a opção "Atualização em 2º plano".

4. Reduza a transferência e as animações

Os efeitos que a Apple coloca em seu sistema operacional ajudam a melhorar a experiência, mas em algumas situações, podem não ser executadas da forma correta por conta da lentidão do celular. Para desabilitar os efeitos, visite o menu de "Configurações", escolha a opção "Geral" e selecione "Acessibilidade". Em seguida, desmarque a opção "Reduzir movimento".

+ Assistente Siri ganha atenção especial da Apple em atualização do iOS

Depois, volte para a área de acessibilidade e altere as definições no campo "Aumentar Contraste". A mudança ajudar a melhorar a visibilidade dos textos, mas também melhora a performance, pois diminui a quantidade de itens exibidos na tela.

5. Verifique quais aplicativos estão usando sua localização

As ferramentas de localização não causam tanto prejuízo para performance do celular, mas se o iOS 10 estiver consumindo mais bateria que o normal, a saída é reduzir a quantidade de aplicativos que utilizam o recurso. Para alterar as preferências, visite o menu "Configurações", selecione "Privacidade" e escolha a opção "Serviços de localização". A página exibe opções de desabilitar totalmente o recurso ou apenas alguns programas.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.