Tamanho do texto

Desenvolvido pela Proteste, aplicativo para Android e iOS oferece dados mais detalhadas, com base nos locais mais frequentados pelo usuário

Com cada vez mais smartphones usando internet móveis, as conexões podem se tornar mais lentas. Os usuários de redes 3G e 4G costumam encontram dificuldades para carregar páginas ou vídeos do YouTube  com rapidez. Em muitos casos, o principal problema é o local, que não conta com a cobertura adequada das operadoras. Para piorar a situação, medir a velocidade da internet do celular é uma tarefa árdua, pois os aplicativos nem sempre oferecem resultados confiáveis.

+ Como deixar o iOS 10 mais rápido em iPhones e iPads antigos

Para ajudar a medir a velocidade da internet , a Proteste Associação de Consumidores desenvolveu um aplicativo que oferece mais informações com base em testes feitos por usuários. Disponível gratuitamente para Android e iOS, o aplicativo Velocímetro Proteste oferece dados importantes para cobrar mais qualidade nos serviços prestados pela operadora.

Medir a velocidade da internet do celular é uma tarefa árdua, já que aplicativos nem sempre oferecem resultados confiáveis
iStock
Medir a velocidade da internet do celular é uma tarefa árdua, já que aplicativos nem sempre oferecem resultados confiáveis

Ao abrir o aplicativo, o usuário tem a opção de iniciar o teste completo para verificar qual a melhor operadora. O programa identifica qual a melhor alternativa com base na qualidade da conexão nos locais que você mais frequenta, como sua casa, trabalho ou faculdade. Com estas informações, o app informa qual operadora tem a maior taxa de velocidade de dados.

Os resultados ainda são utilizados para atualizar um mapa interativo sobre a qualidade das redes no País. A área exibe com detalhes quais operadoras oferecem o melhor sinal em determinados locais. De acordo com a Proteste, a avaliação completa consome cerca de 50 MB, mas oferece informações mais precisas e detalhadas. Além de fazer análises de download, upload e latência, a ferramenta também verifica o desempenho da conexão ao acessar algumas páginas ou assistir um vídeo no YouTube.

+ Proteste questiona Facebook por acesso a dados de usuários no WhatsApp

No menu principal, o aplicativo também oferece a opção de medir a velocidade da internet em um teste rápido. A alternativa consome menos dados da franquia de dados, mas oferece uma análise menos detalhada da conexão. Os testes realizados no programa ficam gravados no celular e podem ser acessados a qualquer momento. A lista exibe estatísticas gerais e individuais dos testes, apontando qual foi a melhor operadora em casa análise.

    Leia tudo sobre: Aplicativo
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.