Tamanho do texto

Usuários publicaram mais de 300 mil tweets com fotos, vídeos ou GIFs sobre estudantes que não chegaram a tempo para o primeiro dia da avaliação

O Exame Nacional do Ensino Médio realizado no último final de semana foi um dos principais temas abordados pelos usuários do Twitter . De 0h de sábado (5) às 23h59 de domingo (6), foram publicados 4.231.101 tweets relacionados ao Enem 2016. Apenas no Brasil, foram 3.107.692 menções ao Enem 2016.

De acordo com o Twitter, mais de dez hashtags se destacaram durante o final de semana do Enem 2016 . Antes do início da prova, por volta das 10h, #enem16 era uma das mais populares da rede social com cerca de 140 mil publicações. Em seguida, o termo #ShowDosAtrasados ultrapassou a marca de 300 mil tweets logo após o fechamento dos portões, por volta das 13h do sábado, quando os usuários usaram fotos, GIFs e vídeos relacionados aos estudantes que não chegaram a tempo para o exame.

+ Atrasados do Enem viram meme nas redes sociais; veja

A hashtag #AprendiNoEnem foi utilizada em mais de 100 mil tweets por usuários que fizeram comentários logo após o final do primeiro dia de provas. De acordo com a rede social, os maiores picos de conversas acontecerem no sábado, dia em que os usuários também compartilharam dicas e comentaram o cancelamento das provas em escolas ocupadas.

Enem 2016 foi tema de 4,2 milhões de menções no Twitter, sendo cerca de 3,1 milhões de tweets apenas no Brasil
Divulgação/Twitter
Enem 2016 foi tema de 4,2 milhões de menções no Twitter, sendo cerca de 3,1 milhões de tweets apenas no Brasil


Criado por Jack Dorsey, Evan Williams, Biz Stone e Noah Glasse em 2006, o Twitter é uma plataforma com grande presença em dispositivos móveis. A ideia inicial dos fundadores era criar uma espécie de "SMS da internet", com a limitação de caracteres de uma mensagem de celular. Disponível em mais de 40 idiomas, a plataforma pode ser acessada pelo computador, por aplicativos para dispositivos móveis e até mesmo por meio das mensagens de texto para celular.

+ Receita supera estimativas, mas Twitter confirma demissão de 9% da equipe

O Twitter é tão forte em dispositivos móveis que cerca de 83% dos usuários ativos enviam tweets a partir de celulares ou tablets. A rede social permite que usuários enviem atualizações pessoais em publicações de até 140 caracteres, sobre temas como o Enem 2016 ou The Walking Dead, por exemplo.  Inicialmente chamada de Twttr (sem vogais), a rede social ganhou rápida popularidade na rede e, atualmente, conta com cerca de 317 milhões de usuários.

    Leia tudo sobre: Aplicativo Enem
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.