Tamanho do texto

Rede social oferece filtros, máscaras e molduras como concorrente, mas se diferencia por preocupação com economia no consumo de dados

Brasil Econômico

Lançado primeiro para impedir crescimento do Snapchat, aplicativo Flash é compatível com o Android
Reprodução
Lançado primeiro para impedir crescimento do Snapchat, aplicativo Flash é compatível com o Android

O Facebook  apresentou, nesta quarta-feira (9), o Flash, um aplicativo para concorrer com o Snapchat. Com foco na câmera do smartphone, a plataforma oferece filtros, máscaras, molduras e permite incluir desenhos em vídeos e fotos produzidos no dia a dia dos usuários. O que mais chama a atenção é que, além de ter usado o Snapchat como inspiração, o programa conta com uma interface idêntica ao aplicativo rival.

De acordo com o Facebook, a principal diferença do Flash é a preocupação em oferecer a melhor experiência possível, independentemente do modelo do celular ou da qualidade da conexão. O objetivo é desenvolver o serviço pensando, antes de tudo, em sua eficiência. "Pensamos em cada componente individualmente para que ele forneça a melhor experiência, usando a menor quantidade possível de dados", disse a rede social em um comunicado.

+ Como enviar mensagens secretas pelo Facebook Messenger

Para chegar ao seu objetivo, o aplicativo usa formatos de fotos e vídeos mais eficientes. A plataforma mantém comportamentos distintos para atualizar o feed com vídeos e fotos publicados recentemente, de acordo com a rede usada no momento. Quando estiver em uma rede móvel, como 3G ou 4G, o programa só baixa novos conteúdos com a confirmação do usuário. Em conexões via Wi-Fi, o app otimiza a mídia para cache, uma memória interna que permite visualizar as informações a qualquer momento.

A plataforma também se destaca por contar com um aplicativo leve, de apenas 25 MB, incluindo recursos, como máscaras e filtros. Lançado primeiro no Brasil, o aplicativo é compatível com Android 4.1 ou versões mais recentes. De acordo com o Facebook, o sistema operacional é usado pela maioria dos smartphones lançados nos últimos quatro anos.

Tela do Flash é muito parecida com o Snapchat
Reprodução
Tela do Flash é muito parecida com o Snapchat

Semelhança com o Snapchat

Após várias inspirações no Snapchat, o Facebook resolveu criar uma interface idêntica ao app concorrente. Ao tirar uma foto ou gravar um vídeo, o usuário pode enviar o conteúdo por bate-papo ou colocá-lo em uma história, que desaparece assim que for visto pelo contato ou 72 horas depois de ser postado. 

+ Netflix lança site para avaliar amigos como em episódio de Black Mirror

O Flash também oferece uma série de máscaras e filtros desenvolvidos especialmente para o Brasil. De acordo com o comunicado, novos efeitos serão lançados todas as semanas. Entre as atualizações previstas pelo aplicativo, estão máscaras e filtros sobre cidades e clubes brasileiros.

    Leia tudo sobre: Aplicativo Facebook
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.