A rede social Snapchat iniciou a venda dos Spectacles, os óculos que fazem fotos e vídeos com o ponto de vista dos usuários, de uma forma bem inusitada. A empresa decidiu colocar os dispositivos em máquinas que serão espalhadas em diversas cidades dos Estados Unidos. O primeiro local para a experiência foi Venice, no estado da Califórnia, onde está localizada a sede da empresa.
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As máquinas de venda do Snapchat , chamadas de Snapbots, serão as únicas formas oficiais de adquirir os óculos, que serão vendidos por US$ 130 (cerca de R$ R$ 445). Os aparelhos ficarão disponíveis em cada ponto por somente um dia, seguindo o conceito já utilizado na rede social, que mantém os vídeos dos usuários no ar pelo mesmo período. Para ajudar os usuários, os locais escolhidos serão divulgados pela empresa em um mapa com 24 horas de antecedência.
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De acordo com o site Recode, as máquinas usarão a mesma tecnologia de filtros do aplicativo para mostrar como o usuário ficará em diferentes modelos antes da compra ser feita. Segundo mensagens de usuários do Twitter, a venda dos óculos se esgotou rapidamente. Alguns usuários que compraram o Spectacles pela máquina passaram a vender o dispositivo pela internet. No site de compras eBay, por exemplo, os óculos são encontrados por cerca de US$ 900 (ou aproximadamente R$ 3.000).
Avaliada em US$ 18 bilhões, a Snap, empresa responsável pelo aplicativo, apresentou o Spectacles em setembro. Os óculos conseguem se conectar ao app e permite gravar vídeos de poucos segundos sem precisar usar o smartphone. O Spectacles possui uma câmera em cada lente, mas não consegue filmar a partir de cada ângulo ao mesmo tempo. Para melhorar a qualidade do vídeo, o aparelho conta com uma luz que é ligada quando a câmera começa a gravar.
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Com cerca de 150 milhões de contas ativas diariamente, o Snapchat possui mais usuários que plataformas mais antigas, como o Twitter. O rápido crescimento da rede social chama a atenção de outras empresas. O Facebook, por exemplo, vem incluindo, em seus aplicativos, diversos recursos inspirados na plataforma. Há alguns meses, o Instagram, apresentou o Stories, recurso que permite compartilhar vídeos e fotos que ficam online durante 24 horas.