Tamanho do texto

Rede social também divulgou transmissões ao vivo mais assistidas entre usuários brasileiros; vídeo mais popular teve 12 milhões de exibições

Brasil Econômico

Anualmente, o Facebook divulga os assuntos mais populares na plataforma. A rede social divulgou, nesta quinta-feira (8), quais foram os eventos mais discutidos entre os usuários brasileiros em 2016. Segundo o levantamento, a política foi um dos assuntos com mais evidência nos últimos meses, principalmente pelo impeachment de Dilma Rousseff. O acontecimento foi o mais comentado entre os usuários no País.

Política foi assunto em evidência entre brasileiros no Facebook, com impeachment, eleições nos EUA  e Operação Lava-Jato
Marcelo Camargo/Agência Brasil - 29.8.2016
Política foi assunto em evidência entre brasileiros no Facebook, com impeachment, eleições nos EUA e Operação Lava-Jato

+ Quanto dinheiro o Facebook ganha com você (e como isso acontece)

Na mesma área, estão as Eleições nos Estados Unidos, que ocupam o 6º lugar no ranking, e a Operação Lava-Jato, na 7ª posição. Eventos como os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, em 2º lugar, e o Carnaval, na 4ª colocação, também tiveram grande destaque entre os usuários brasileiros do Facebook. A lista também conta com momentos tristes, como o acidente de avião da Chapecoense, envolvendo atletas, membros da comissão técnica, jornalistas e parte da tripulação.

Pela primeira vez, a rede social divulgou quais foram as transmissões ao vivo mais assistidas. O recurso foi disponibilizado para mais usuários em abril e se tornou popular em pouco tempo. De acordo com a plataforma, o vídeo com mais visualizações foi publicado, em julho, por Luana Piovani, e foi assistido por mais de 12 milhões usuários. Em seguida, estão as transmissões de um ensaio fotográfico com uma mãe e seus dois bebês, com cerca de 9,5 milhões de exibições, e de um vídeo publicado na página do cantor Eduardo Costa, assistido por 6,6 milhões de usuários.

+ Veja idiomas que você nem imaginava que existiam no Facebook

A plataforma também anunciou a chegada de vídeos personalizados de final de ano para todos os usuários, que poderão ver, em seu Feed de Notícias, uma lembrança dos seus momentos mais significativos de 2016. O vídeo poderá ser editado e compartilhado com os amigos.

Temas mais comentados

1. Impeachment
2. Jogos Olímpicos de 2016 do Rio de Janeiro
3. Pokemon Go
4. Carnaval
5. Acidente de avião da Associação Chapecoense de Futuebol
6. Eleições nos EUA
7. Operação Lava-Jato
8. Zika
9. David Bowie
10. Fidel Castro

Transmissões ao vivo mais populares

1. Luana Piovani – "Sobre a carta de Jenifer Aniston" – 12 milhões
2. Vicentini Fotografias – 9,5 milhões
3. Eduardo Costa – "Ao Vivo" – 6,6 milhões 
4. Canal da Fé – "Estamos em oração por você e sua família" – 5,6 milhões
5. Felipe Massa – "Felipinho vs Ricciardo Race" – 4,9 milhões
6. Associação Chapecoense de Futebol – "Ao Vivo" – 4,8 milhões

+ Mark Zuckerberg anuncia como pretende lidar com notícias falsas no Facebook

Para chegar ao ranking, o Facebook mediu a frequência com que cada tópico foi mencionado em publicações feitas entre 1º de janeiro e 27 de novembro de 2016. De acordo com a rede social, os assuntos foram analisados "de forma agregada e anonimizada para criar um instantâneo do ano". Os vídeos foram classificados pelo total de visualizações cumulativas.

    Leia tudo sobre: Facebook
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.