Após oferecer a possibilidade de publicar fotos em 360º e transmitir vídeos ao vivo, o Facebook decidiu permitir a combinação dos dois recursos. A rede social apresentou, na terça-feira (13), o primeiro vídeo com o recurso no Facebook Live por meio de uma transmissão na página da National Geographic com cientistas que participaram de um projeto que simulava a vida em Marte.
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Com o recurso, os usuários poderão arrastar o mouse sobre a janela para ver ângulos diferenciados do local durante a transmissão ao vivo. Assim como já acontece com as fotos em 360º, os usuários de dispositivos móveis podem simplesmente movimentar o aparelho para alterar o campo de visão da cena. Em comunicado, a plataforma afirmou que o Facebook Live "dá aos usuários uma janela imediata e autêntica sobre o que está acontecendo no mundo neste momento".
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Segundo o site TechCrunch, os óculos de realidade virtual, como Gear VR e Oculus Rift, ainda não oferecem suporte para as transmissões ao vivo em 360º, mas conseguem exibir o conteúdo gravado. Além disso, as transmissões ainda não são compatíveis com resolução 4K ou com áudio espacial, que permite ouvir o som de todas as direções. De acordo com o site, o Facebook afirma que está pensando nestas melhorias.
O lançamento do recurso mostra que a plataforma realmente focando em conteúdos de vídeo, como afirmou, há alguns meses, a vice-presidente do Facebook para Europa, Oriente Médio e África, Nicola Mendelsohn. A executiva aposta que os usuários da rede social deixarão de publicar textos para priorizar vídeos em um intervalo de cinco anos.
Nicola afirma que os usuários assistem a cerca de 100 milhões de horas de vídeo em dispositivos móveis diariamente. Em um ano, o número de exibições passou de um bilhão para oito bilhões. Por outro lado, as publicações em texto estão se tornando menos frequentes.
Os vídeos em 360º do Facebook Live ainda não estão disponíveis no Brasil. Ao tentar reproduzir o vídeo da National Geographic, a rede social exibe apenas um vídeo sem a movimentação. De acordo com a rede social, o recurso deve chegar nos próximos meses para outras páginas por meio da API do Live nos próximos meses e para todas as páginas durante o decorrer de 2017.