Brasil Econômico

Um robô criado para fazer hambúrgueres fez sua estreia na cozinha de uma rede de fast food na Califórnia, nos Estados Unidos. Conhecido como Flippy, o dispositivo foi desenvolvido pela Miso Robotics em parceria com o grupo Cali, proprietário do restaurante. Além de fritar hambúrgueres, o robô também monitora a temperatura e avisa quando a carne está "quase pronta" para, em seguida, preparar salada, queijo, molhos e finalizar o lanche.

Leia também: 2017 marcará o início da era dos robôs?

Para realizar todo o processo, o Flippy utiliza câmeras fotográficas, sensores e um software de aprendizado automático que permite localizar ingredientes sem a necessidade de passar por reconfiguração. A montagem do lanche leva poucos minutos. Segundo o jornal britânico "Mirror", o robô está passando por um período de testes. A ideia é que ele seja instalado permanentemente no início de 2018 e chegue a mais de 50 unidades da rede até o fim de 2019.

Flippy deverá ser instalado permanentemente no início de 2018;  ideia é que robô chegue a todas as lojas em 2019
Reprodução/Twitter
Flippy deverá ser instalado permanentemente no início de 2018; ideia é que robô chegue a todas as lojas em 2019

Leia também: Foca robô promete ajudar idosos com demência no Reino Unido

Você viu?

Em nota, o CEO da Miso Robotics, David Zito, disse que o robô também pode ser usado para desenvolver outras funções na cozinha, como fritar bataras e cortar legumes. "Assim como os carros autônomos, nosso sistema continua aprendendo com suas experiências para melhorar com o tempo", explicou ao "Mirror". A rede afirmou ainda que a utilização do robô não resultará em corte de vagas, mas permitirá que parte dos funcionários passem para as áreas de atendimento aos clientes.

O site "TechCrunch", no entanto, afirma que a novidade pode afetar os cerca de 2,3 milhões de cozinheiros empregados apenas nos Estados Unidos. O CEO da Miso Robotics se mostrou ciente da complexidade cada vez maior dos robôs e da possibilidade da substituição de funcionários que realizam tarefas mais repetitivas.

Leia também: Parceria entre Facebook e PicPay permite fazer compras sem sair do feed

No entanto, ao ser perguntado sobre o potencial do Flippy, Zito lembrou que "degustar alimentos e criar receitas sempre será relacionado ao chefe de cozinha. E os restaurantes são locais onde vamos para interagir com outros. Humanos sempre terão um papel essencial na na questão da hospitalidade nos negócios dado o aspecto social da alimentação".


    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários