Brasil Econômico

Em um curto período de cinco anos, o Android conseguiu passar o Windows e se tornar o Sistema Operacional (SO) mais utilizado do mundo, no que diz respeito à conexão à internet.

Leia também: Android: como identificar a versão do sistema e atualizar o smartphone

Praticidade e preços mais acessíveis fizeram com que o SO Android superasse o Windows
shutterstock
Praticidade e preços mais acessíveis fizeram com que o SO Android superasse o Windows

Basta olhar ao redor para identificar o número de pessoas conhecidas que adquiriram um Android entre 2012 e 2017. E as razões para esse quadro são as mais variadas possíveis, sendo os preços mais acessíveis e a praticidade oferecida por um portátil as mais comuns.

De acordo com a nota divulgada pela empresa de monitoramento, StatCounter, em março de 2017 os aparelhos Android somaram 37,93% dos acessos à internet no mundo. Enquanto que o sistema Windows registra o total de 37,91%. O site também revelou que o sistema iOS da Apple possui cerca de 13% do total de acesso mundial.

Para o CEO da StatCounter, Aodhan Cullen, esses números marcam o fim da liderança da Microsoft em todo o mercado de SO. Uma vez que o declínio das vendas de PCs tradicionais e o impacto da Ásia no mercado global foram os principais impulsionadores do avanço do Android, onde o sistema operacional é responsável por 52,2% dos acessos à internet, ante a 29,2% do Windows.

A empresa ainda apurou que na América do Norte e na Europa o sistema Windows se manteve na liderança, com 39,5% e 51,7% de atuação, respectivamente . Enquanto que o Android reponde por 21,2% e 23,6%, na ordem citada nos continentes.

Leia também: Veja quais procedimentos legais adotar em casos de crimes cibernéticos

Desktops

Porém, quando se trata do mercado mundial de desktops de sistemas operacionais, o Windows ainda permanece como a empresa campeã de popularidade, visto que em março atingiu participação de 84%.

Cullen ainda avaliou que dificilmente a Microsoft irá ganhar a batalha dos mobiles, entretanto, acredita que as tecnologias de Realidade Aumentada, Inteligência Artificial (AI), entre outras, sejam grandes oportunidades para que recupere o domínio, podendo até mesmo mudar o paradigma de acesso à internet.

Leia também: Aumente sua capacidade cognitiva e memória: conheça o novo projeto de Elon Musk

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!