Brasil Econômico

Os usuários do Facebook poderão encontrar redes Wi-Fi nas imediações e continuar on-line mesmo nos locais em que o sinal da rede de dados da operadora estiver fraco. Com a nova atualização liberada para o aplicativo da rede social, dispositivos Android e iOS passam a contar com recurso para exibir um mapa dos pontos de internet mais próximos. A opção pode ser habilitada rapidamente pelos usuários.

Leia também: Saiba tudo sobre a história do Facebook

O recurso já estava disponível anteriormente para alguns países. Segundo o Facebook, a decisão de liberá-lo para mais pessoas foi tomada após descobrirem que a ferramenta não é útil somente para quem está viajando, mas também nas áreas em que a infraestrutura de dados móveis é escassa. Para localizar pontos de internet sem fio no aplicativo, basta abrir o menu do aplicativo – o ícone com três traços horizontais – e selecionar a opção "Encontrar Redes Wi-Fi ".

Facebook destacou que recurso ajuda a localizar rede Wi-Fi compartilhadas por estabelecimentos comerciais
Qiaomeng/Flickr
Facebook destacou que recurso ajuda a localizar rede Wi-Fi compartilhadas por estabelecimentos comerciais

Leia também: Novo golpe circulando no WhatsApp oferece falsa vaga de emprego no Carrefour

Vale lembrar que para usar o recurso os serviços de localização do seu dispositivo precisam estar habilitados. Quando acessar a página pela primeira vez, é necessário ativar o rastreamento das redes. O Facebook permite visualizar os estabelecimentos comerciais que oferecem sua internet por meio de um mapa ou de uma lista com itens ordenados pela distância.

Em nota publicada em seu blog, a rede social destacou que o recurso ajuda a localizar redes que tenham sido compartilhadas nas páginas de estabelecimentos. "Assim, onde quer que esteja, você pode facilmente encontrar as conexões mais próximas", lembra.  Como lembra o site "Engadget", as empresas precisam optar por compartilhar dados de sua rede com a plataforma. Assim, nem todos os pontos de acesso estarão disponíveis no app.

Vale lembrar que, além do localizador de redes Wi-Fi, o Facebook conta com outras ferramentas relacionadas à utilização da internet. Uma delas é o Economizador de Dados, que ajuda a reduzir o tamanho das imagens e impede que vídeos sejam reproduzidos automaticamente. Para habilitar o recurso, basta entrar no menu do aplicativo e escolher a opção "Economizador de Dados". Em seguida, toque sobre o botão para ativar o recurso.


Leia também: Com foco na comunidade, Facebook chega à marca de dois bilhões de usuários

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!