Em uma palestra na Associação Nacional de Consumidores, o empresário Elon Musk compartilhou uma previsão ousada para o futuro do transporte individual. Para ele, não apenas metade dos carros produzidos nos Estados Unidos em 10 anos serão elétricos, mas quase todos os veículos produzidos até lá deverão ser autônomos.

Leia também: Vício em internet: psicólogos comparam distúrbio à dependência química

"Em dez anos, metade da produção será de veículos elétricos", disse Elon Musk aos governadores. "Acredito que quase todos os carros produzidos serão autônomos em dez anos, quase todos. Será raro encontrar algum que não seja, em dez anos". Ainda que a parcela de veículos elétricos inclua boa parte dos novos modelos, não há como garantir que eles serão maioria nas ruas.

Para o empresário Elon Musk, em duas décadas, todos os carros nas ruas serão elétricos e autônomos
Pixabay
Para o empresário Elon Musk, em duas décadas, todos os carros nas ruas serão elétricos e autônomos

Leia também: Por que dezenas de startups escolheram se reunir em um espaço de coworking

"A produção de novos veículos está por volta de apenas 5% da frota de automóveis", disse Musk. Como um carro ou um caminhão costuma ser usado de 15 a 20 anos, ainda levará um tempo para os velhos serem substituídos por novos. "Mesmo quando a produção de novos veículos mudar para os elétricos ou autônomos, isso ainda significa que a vasta maioria da frota ainda não é", destacou.

De acordo com Musk, ainda será preciso esperar um pouco mais para acompanharmos uma mudança significativa nos tipos de veículos que circulam pelas ruas, mas ele acredita que em duas décadas todos os veículos sejam elétricos e totalmente autônomos . A mudança, segundo ele, não será limitada a carros e caminhões. Ele acredita que "todos os meios de transporte serão totalmente elétricos", com exceção dos veículos espaciais.

O empresário está à frente de uma espécie de revolução elétrica e sem motoristas. Sua empresa Tesla iniciou, recentemente, a produção do Model 3, um carro preparado para tornar os veículos elétricos mais acessíveis. Além disso, os modelos da companhia vêm batendo recordes no setor de veículos elétricos por testes de otimização do motor e de velocidade.

Leia também: Superpopulação: confira o que Elon Musk disse sobre o assunto

O progresso alcançado pela empresa estimulou seus concorrentes a agirem, ao mesmo tempo em que outros líderes da indústria automobilística como a Volvo tomaram a decisão de adotar totalmente os veículos elétricos. Se a tendência continuar, as projeções de Elon Musk podem se tornar realidade e podemos estar a apenas alguns anos da era dos veículos elétricos e autônomos.

* Com tradução de futurism.com

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!