Quem ficou atento às redes sociais nas últimas semanas com certeza se deparou com comentários acerca do aplicativo “ Sarahah ”, que tem dividido as opiniões dos usuários.
Leia também: Transformação digital empresarial: especialista aponta os 7 pecados capitais
A principal proposta do aplicativo é permitir que alguém, anonimamente, comente algo sobre você em uma URL proporcionada após o cadastro na plataforma. Um dos aspectos que mais chamam atenção também é o fato de que para fazer um comentário não necessariamente precisa de uma conta, basta o link de acesso.
Leia também: Babá eletrônica Kuri é robô que grava os momentos marcantes em sua família
Mas por que o app tem dividido opiniões?
Embora ao acessar a URL da pessoa o aplicativo sugira que se faça uma crítica construtiva, não é difícil imaginar que o anonimato pode resultar em comentários maldosos e até mesmo no cyberbullying . Sem nem mesmo um direito de resposta, já que a plataforma não possui a opção de fazer um feedback direto.
Com isso, usuários têm usado os próprios perfis de Facebook/Twitter para postar um print (foto da tela) do comentário/pergunta e uma réplica. Desta forma, quem perguntou pode ter acesso a opinião da pessoa questionada.
Ao fazer uma conta no Sarahah, automaticamente o botão “permitir pessoas não autorizadas a postar” é acionado, mas a função pode ser desligada manualmente, fazendo com que apenas mensagens assinadas sejam recebidas.
Em uma das lojas de apps que é ofertado, no Google Play – a plataforma também está disponível para iOS, o Sarahah se apresenta como uma ferramenta que dá ao usuário a oportunidade de se desenvolver, de modo que assegura o conforto do remetente e a falta de cortesia. Mas até que ponto é mesmo necessário se esconder para fazer uma crítica construtiva a alguém?
Avaliação
De acordo com os usuários que baixaram o app via Google Play, o Sarahah aparece com 2,9 estrelas e a principal reclamação é que acontece uma desconexão automática continuamente, sendo necessário fazer login sempre que o usuário tiver interesse em acessar a plataforma. E você, vai experimentar?
Leia também: Veja como arquivar fotos no Instagram sem ter de deletá-las
O Brasil Econômico recomenda que caso você tenha o interesse de fazer um comentário anônimo sobre alguém ou fazer uma pergunta, que leve em consideração o bom senso, uma vez que ofender alguém por nada pode resultar em graves consequências. Tente levar em consideração que seja uma pessoa fragilizada emocionalmente ou que apenas não concorda com a sua opinião sobre determinado assunto, afinal de contas, é uma pessoa, e assim como você ela tem suas controvérsias e visões de mundo.
Já se você é alguém que tem recebido muitos comentários negativos (que chegam a até mesmo serem violentos), não se deixe abalar por essas mensagens do aplicativo. Tente se importar com quem está ao redor todos os dias, e que você sabe que tem real consideração por você.