Os constantes ataques de hackers têm mostrados às empresas que o tempo é uma vantagem para o cibercrime. Porém, saber analisar o tempo que o usuário transita em uma plataforma e analisar como esses criminosos agem pode ajudar empresas a impedir que novos ataques ocorram.
Leia também: Aprenda a bloquear chamadas indesejadas do seu celular Android
Uma das dicas para impedir o crime virtual , segundo a McAfee, é adicionar velocidade e inteligência para a detecção e resolução desses incidentes. Para ajudar as empresas que sofrem constantes ataques de hackers, a empresa especializada em soluções em segurança, listou 10 medidas que ajudam a impedir a proliferação do cibercrime . Confira:
1- Integração de sistemas
Ter sistemas de segurança integrados faz toda a diferença na prevenção de ataques de hackers. Segundo e empresa de tecnologia especializada em segurança, ter sistemas de detecção e resposta integrados é a primeira medida a ser adotada pelas empresas, assim é possível identificar e impedir que o ataque consiga roubar dados.
2. Saiba tudo sobre o ambiente
Quando o sistema de uma empresa é atacado, não adianta desespero, já que a equipe de segurança levará tempo para determinar qual o real impacto do ataque e o seu alcance. Subestimar o número de servidores em operação, aplicativos e demais dispositivos gera essa demora. “Ao implementar o gerenciamento centralizado de segurança é possível obter a visibilidade e o monitoramento necessário”, explica a empresa.
3. Olho nos dados
Detectar o mais rápido possível a atividade anormal é essencial durante o ataque. Porém, se a empresa não tem monitoramento eficaz dos dados das redes e dos usuários, isso pode ser considerado um grande problema. A dica da McAfee é implantar uma solução de monitoramento contínuo, sistema esse capaz de detectar de forma automática qualquer anormalidade.
4. Conheça os ataques
Manter-se informado sobre os ataques e como eles foram feitos pelos hackers ajuda na criação de medidas de segurança dentro das corporações. “Comece com a coleta e a integração de inteligência de ameaças dentro da organização e expanda para o compartilhamento com toda a indústria”.
Leia também: Atualização do iOS11 faz iPhone apresentar problemas no teclado; entenda
5. Priorize os ativos, eventos e ações
Fazer uma triagem dos locais com maior possibilidade de ataque ajuda a equipe de segurança em momentos de crise. “É preciso conhecer seus recursos mais críticos, saber quando soar alarmes e ter fluxos de trabalho de investigação previamente estruturados e comunicações multifuncionais já estabelecidas”.
6. Prática leva a perfeição
Poucas empresas treinam para se tornarem mais ágeis durante os ciberataques. Segundo a empresa especializada em segurança, esses treinamentos são capazes de identificar lacunas nos sistemas de defesa de uma empresa e aperfeiçoá-los antes que eles aconteçam. A dica neste caso é: executar exercícios de forma regular para melhorar os tempos de resposta; simular infrações, realizar exercícios ou contratar uma empresa que realize testes de penetração para simular um ataque de fora da companhia.
7. Tenha um “homem-máquina”
“A automação não irá substituir funcionários altamente treinados, e sim os tornará mais efetivos”.
8. Proatividade
Ser proativo garantirá sucesso em todas as dicas já mencionadas. Com a iniciativa de entender o ambiente, é possível estar sempre atento a sinais de alerta e evitar que o ataque ocorra.
9. Controle acessos
Mais rigidez ajuda a impedir os ataques, especialmente, quando a operação exige muitos envolvidos e acessos durante o trabalho. “Certificar-se de que todas as entidades conectadas ao ambiente de rede, sem exceção, aderiram às políticas de segurança, ajuda nesse controle”.
10. Crie um loop de feedback
Por último e tão importante quanto às outras dicas, é indispensável que a empresa torne seus sistemas de detecção e resposta mais rápidos e inteligentes em cada possível ou efetivo cibercrime, finaliza a empresa especializada em segurança virtual .
Leia também: YouTube reduz qualidade máxima dos vídeos reproduzidos em dispositivos móveis