Brasil Econômico

A Apple é constantemente acusada por usuários de diminuir o desempenho de aparelhos antigos. Alguns chegam a afirmar até que a ação é um esforço deliberado da empresa em induzir os seus consumidores a comprar smartphones novos. Nas últimas semanas essa teoria ganhou ainda mais destaque após um usuário do Reddit (plataforma que permite que os internautas criem fóruns de discussão) postar um relato dizendo que a velocidade do seu iPhone 6s havia diminuído, e a solução encontrada para reverter essa situação foi trocar a sua bateria.

Leia mais:  Testes revelam que a tela do iPhone X quebra com facilidade

Já haviam especulações a respeito da relação entre a bateria e a velocidade dos aparelhos. O desenvolvedor do portal Geekbench, John Poole, mapeou as configurações de smartphones da empresa com o passar do tempo e chegou a conclusão que as atualizações do iOS ocasionam quedas de desempenho em diversos dispositivos. Foi constatado que o iOS 10.2.1, em particular, estava alterando a velocidade de alguns iPhones 6S. O iOS 11.2.0, por sua vez, introduziu o mesmo "defeito" no iPhone 7.

A explicação da Apple

Nesta última terça-feira (20) a empresa confirmou a teoria. Segundo ela, a redução de velocidade seria necessária porque conforme a capacidade da bateria decai, os aparelhos poderiam apresentar desligamentos abruptos e falhas no processador. Essas alterações são, de fato, implementadas conforme o usuário atualiza o seu sistema iOS.

Vários usuários do iPhone 6S reportaram quedas de velocidade no dispositivo após atualizações do iOS.
Reprodução/ Pixabay
Vários usuários do iPhone 6S reportaram quedas de velocidade no dispositivo após atualizações do iOS.


"Nosso objetivo é entregar a melhor experiência possível para os consumidores, o que inclui melhorar a performance e aumentar a vida útil de seus dispositivos. Baterias de lítio se tornam menos capazes de prover energia em ambientes frios, com pouca carga ou conforme elas envelhecem. Isso pode resultar no aparelho se desligando inesperadamente para proteger os seus componentes eletrônicos. Ano passado nós lançamos uma ferramenta para o iPhone 6, iPhone 6S e iPhone SE para suavizar o funcionamento da CPU e evitar esses desligamentos instantâneos. Agora nós estendemos essa funcionalidade para o iPhone 7 com o iOS 11.2", comunicava a nota publicada pela empresa. 

Veja também:  Engenheiro da Apple é demitido após a filha postar um vídeo com o iPhone X

Após o anúncio, vários usuários realizaram testes em seus dispositivos, comprovando o restauro da performance após a troca das bateria antigas por novas. Apesar da Apple enfatizar que essas medidas não são tomadas para incentivar que seus clientes a comprarem modelos mais recentes, um grande número de internautas ainda se sentiu lesado pela falta de transparência da empresa anteriormente.





Leia mais:  Atualização do iOS11 faz iPhone apresentar problemas no teclado; entenda

Apesar da explicação, o fato das atualizações que ocasionam as quedas de velocidade coincidirem com o lançamento de novos dispositivos acentua as desconfianças dos consumidores. Outros problemas com os aparelhos da marca já foram reportados esse ano, como relatos que afirmam que o iPhone X desliga sozinho em ambientes com baixas temperaturas. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!