Brasil Econômico

Como a novidade ainda não chegou no Brasil, alternativa é ajustar as configurações do aplicativo WhatsApp
Reprodução
Como a novidade ainda não chegou no Brasil, alternativa é ajustar as configurações do aplicativo WhatsApp

O Google desenvolveu uma tecnologia capaz de reconhecer as famosas imagens de "bom dia" que rodam diariamente em mensageiros como o WhatsApp e exclui-las rapidamente do seu aparelho. A novidade deve chegar por meio do aplicativo Files Go , mas ainda não há previsão de quando o recurso chegará aos usuários brasileiros.

Leia também: Facebook deve oferecer ao usuário maior controle de privacidade; entenda

O recurso do aplicativo é uma resposta após a identificação do hábito de milhões de usuários indianos que também costumam enviar imagens de “bom dia” para outros pessoas, fazendo muitos smartphones terem sua memória consumida quase que completamente todos os dias. Segundo pesquisadores do Google, as saudações em forma de GIFs, imagens e vídeos ocupam um bom espaço da memória dos celulares.

Lançado em dezembro de 2017, o Files Go acessa as pastas de armazenamento, com permissão do usuário e facilita a vida de quem vive excluindo os arquivos indesejados de forma manual. O aplicativo sugere, com a ajuda da inteligência artificial, quais arquivos podem ser excluídos. O critério utilizado pelo recurso é se os arquivos são duplicados e se têm baixa resolução.

Leia também: Seus contatos do Instagram já podem conferir há quanto tempo você está online

O aplicativo também é capaz de realizar transferências de arquivos entre smartphones com mais rapidez sem precisar utilizar nenhum dado móvel. Segundo o Google, as transferências utilizam criptografia e chegam a velocidades de até 125 Mbps. Com apenas 6 MB no momento da instalação, o aplicativo pode ser uma boa solução para aparelhos com pouco espaço de armazenamento.

Recurso do WhatsApp

Enquanto a novidade não chega para o Brasil, uma solução para evitar as tais imagens de "bom dia" é ir até o menu do WhatsApp – os três pontinhos do canto superior direito –, selecionar a opção "Configurações" e, em seguida "Dados e armazenamento". Desmarque todas as opções de mídia em "Quando utilizar rede de dados"; "Quando conectado ao Wi-Fi" e "Em roaming".

Leia também: Como funciona o WhatsApp Business, o aplicativo de mensagens para empresas

Assim, para você ver a mídia enviada por seu contato no aplicativo, será necessário clicar manualmente para fazer o download. A vantagem é deixar ao seu critério o que irá ou não para a memória do seu telefone.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!