As assistentes pessoais presentes tanto nos smartphones, quanto em aparelhos próprios para isso, como o Amazon Echo, por exemplo, têm se popularizado entre os usuários de todo o mundo. No Brasil, Google Assistente, Siri (Apple) e Cortana (Windows) são algumas das opções já disponíveis. Em breve, o País deverá receber a versão em português da Bixby, assistente para donos de smartphones da Samsung .

Bixby é capaz entender comandos de voz para gerenciar o alarme, criar lembres e reproduzir músicas, por exemplo
shutterstock
Bixby é capaz entender comandos de voz para gerenciar o alarme, criar lembres e reproduzir músicas, por exemplo

Leia também: Moto Z2 Force é celular poderoso, mas tem câmera que não surpreende

A Bixby é uma assistente pessoal capaz de atender a uma série de comandos de voz dos usuários e aprender suas preferências com o passar do tempo. A plataforma também oferece uma interface para exibir mais informações importantes para os usuários. Divulgada oficialmente em março de 2017, a plataforma logo foi liberada para o Galaxy S8 e o Galaxy Note 8 , lançamentos da empresa no ano.

De acordo com Renato Citrini, gerente sênior de produtos da área de dispositivos móveis da Samsung Brasil, a assistente da empresa representa uma nova forma de interagir com o celular. "Ela tem o poder de compreensão para oferecer interações mais inteligentes e abrangentes e conexões em mais dispositivos".

Com a assistente, é possível usar comandos de voz para gerenciar alarmes, criar lembretes, verificar previsão do tempo e reproduzir músicas, por exemplo. Apesar dos diversos recursos, a plataforma só é compatível com dois idiomas: coreano (idioma nativo para a Samsung) e inglês (mesmo disponível em 200 países). Além dos comandos de voz, a ferramenta consegue interagir com os usuários por meio de toques na tela, texto e a câmera.

A Samsung divide as possibilidades oferecidas pela assistente em quatro serviços:

  • Bixby Vision: reconhecimento de imagens, lugares, objetos, textos (traduções) e códigos de barras/QR;
  • Bixby Voice: comandos de voz com interações com dezenas de aplicativos e recursos do celular;
  • Bixby Home: tela inicial da função capaz de interagir com aplicativos como Facebook, Uber e YouTube;
  • Reminder: lembrete de mensagens, chamadas, links.

Leia também: Galaxy J5 Pro tem ótimo processador, mas peca por tela com baixa qualidade

Para continuar se desenvolvendo conforme os usuários realizam novos comandos, a assistente conta com um processo de machine learning (aprendizado de máquina). De acordo com Citrini, o objetivo é "oferecer serviços personalizados, como aplicativos usados pelo usuário com mais frequência, páginas da web mais visitadas, vídeos, notificações de redes sociais, clima, notícias e até mesmo a maneira de falar".

Quando a Bixby chegará ao Brasil?

A Samsung está trabalhando para liberar a Bixby no Brasil. "Acreditamos que tomar o tempo para obter esse resultado é a abordagem correta e, devido a isso, trabalhamos muito nos bastidores para garantir que, quando lançarmos a Bixby em português , que está em desenvolvimento, a experiência será na qualidade que os nossos clientes merecem", afirma Citrini.

Segundo ele, o principal motivo para o português ainda não ter sido inserido na plataforma é o desafio da empresa com "diferentes sotaques e regionalismos" do País. "À medida que a Bixby aprende comandos com mais frequência e rapidamente, levará um tempo para que ela compreenda os dialetos regionais que são usados com menor frequência", explica.

Bixby poderá ser usada em smart TVs

A Samsung também trabalha para que sua assistente seja compatível com outros aparelhos. No início deste ano, durante a Consumer Electronics Show (CES) 2018, a empresa anunciou que alguns modelos de televisão serão integradas com a Bixby.

"Os dispositivos e serviços trabalharão juntos e com inteligência – tanto para otimizar as atividades domésticas, quanto elevar o nível de entretenimento para patamares nunca antes vistos", diz Citrini. Segundo ele, a plataforma permitirá que os usuários realizem buscas de filmes por gênero e atores, consultas sobre a roupas usadas pelos atores e referências sobre cenas de determinados filmes.

Samsung apresentou integração da Bixby com smart TVs durante a edição de 2018 da CES, realizada em Las Vegas
Divulgação
Samsung apresentou integração da Bixby com smart TVs durante a edição de 2018 da CES, realizada em Las Vegas

Leia também: Galaxy J5 Pro tem ótimo processador, mas peca por tela com baixa qualidade

As televisões da Samsung compatíveis com a Bixby também deverão operar na Smart Things Cloud, uma plataforma que na nuvem que permite monitorar e controlar todos os dispositivos conectados. "Estamos cada vez mais próximos de proporcionar uma experiência inteligente de Internet das Coisas para os consumidores", destaca Citrini. As possibilidades, no entanto, ainda não têm previsão de chegada ao Brasil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!