A partir da próxima atualização, usuários do Instagram poderão ter mais controle sobre a mídia enviada pelo direct. Como? Com três níveis de controle de privacidade sobre replay de fotos ou vídeos enviados, em que é possível escolher se a pessoa poderá visualizar apenas uma vez, temporariamente por 24 horas ou salvar em formato thumbnail .
Leia também: Perdido nos grupos? WhatsApp libera recurso para adicionar texto de descrição
De acordo com o portal internacional TechCrunch , a modalidade deve encorajar os usuários de Instagram a enviar imagens de conteúdo mais sensível, uma vez que o recurso não abre margem de tempo para que a outra pessoa faça um print e potencialize o vazamento daquele arquivo enviado.
Além disso, é válido ressaltar que é apenas possível reproduzir uma foto ou vídeo temporário logo depois de vê-la pela primeira vez, antes de fechar o aplicativo. Ou seja, caso você mude de tela antes de visualizar a mídia, o arquivo desaparece. Deu o replay na foto ou no vídeo? Cuidado. O remetente ficará sabendo todas as vezes em que você fizer isso.
Assim como o TechCrunch pontuou, a nova função da plataforma vai além do controle de privacidade oferecido pelo Snapchat, já que o concorrente não oferece nenhuma possibilidade de desativar a opção de reprodução de mídia.
Vale destacar que, atualmente, o Stories do Instagram e o Status do WhatsApp – ambas plataformas do Facebook - possuem mais de 300 milhões de usuários ativos diários, enquanto que a marca do Snapchat não ultrapassa os 187 milhões.
Leia também: Tinder disponibilizará opção de somente mulheres iniciarem conversa após o match
Stories
Mais controle de privacidade? O Instagram começou a exibir notificações para os outros usuários quando você faz alguma captura de tela no stories , área voltada para a publicação de fotos e vídeos que ficam disponíveis por somente 24 horas. De acordo com informações do site The Next Web, o recurso já está sendo exibindo para algumas pessoas, e tem a intenção de ser totalmente liberado para o público.
Com a mudança, quando alguém faz um print em alguma publicação no stories, o Instagram passa a exibir uma espécie de asterisco ao lado do seu nome na lista de pessoas que assistiram ao storie.
Leia também: Messenger Kids chega para Android com opções lúdicas de bate-papo às crianças