Google, Facebook e Microsoft seguem Apple e trocam emoji de arma de fogo
Divulgação
Google, Facebook e Microsoft seguem Apple e trocam emoji de arma de fogo

Mais uma gigante do mercado de tecnologia seguiu a tendência do mercado e resolveu substituir o emoji de arma de fogo pelo desenho de uma pistola d'água. A mudança anunciada pelo Google nesta semana será incluída na próxima atualização do Android e reflete decisão que a Samsung, o Twitter e Apple já tinham anunciado em anos anteriores. 

Leia também: WhatsApp eleva idade mínima de registro de usuários de 13 para 16 anos na Europa

A primeira a fazer tal alteração foi a Apple ainda em 2015. Na ocasião, a empresa foi alvo de uma campanha intitulada "Disarm the iPhone" organizada por entidades que defendem o controle mais rigoroso do comércio de armas de fogo nos Estados Unidos.

As organizações que defendem uma checagem mais rigorosa dos antecedentes criminais dos compradores e até a suspensão da venda de determinados modelos de arma pediam para que a Apple excluísse definitivamente o emoji . No entanto, a companhia decidiu apenas redesenhar o símbolo, o que já foi encarado como uma vitória pelas entidades.

Já no ano passado, a Samsung e o Twitter tomarão decisões semelhantes e prometeram para esse ano a troca dos seus emojis de arma de fogo . Ambas escolheram modelos na cor verde para representar o novo ícone.

Desta vez a mudança que já está disponível para usuários de Android , o sistema operacional do Google para smartphones, excluiu o antigo ícone de arma de fogo das opções do teclado e incluiu um novo desenho de uma pistola d'água laranja.

A padronização do emoji é feita pela Unicode Consortium. Porém, como nem todas as empresas de tecnologia estão com desenhos semelhantes, a falta de padronização pode gerar mal entendidos. Um usuário de Android que mandar o emoji de uma pistola d'água pode ser mal interpretado por um usuário da Microsoft, por exemplo, que ainda visualiza uma arma de fogo no lugar.

Leia também: Amazon vai fazer entregas direto no porta-malas de carros estacionados

Empresas de tecnologia começam a substituir emojis de arma de fogo por outros mais amigáveis
Divulgação
Empresas de tecnologia começam a substituir emojis de arma de fogo por outros mais amigáveis


Microsoft na contramão

A Microsoft , por sua vez, parece na contramão das outras gigantes de tecnologia. Ainda em 2013, a empresa foi a primeira a propor a utilização de uma espécie de arma laser no lugar do ícone de arma de fogo. No entanto, as outras empresas não pareciam interessadas em fazer parte do movimento e seguiram com seus emojis de révolver.

Justamente em 2015, quando a Apple começou a sofrer pressão das entidades pró-desarmamento americanas, a Microsoft resolveu passar a adotar uma versão mais fidedigna de uma pistola. Desenho que permanece até hoje.

Com essa pressão, no entanto, a Microsoft já anunciou que fará uma nova atualização ainda esse ano para finalmente acompanhar o restante do mercado. Dessa vez, porém, a empresa também escolheu uma pistola d'água verde como opção.



Leia também: Facebook divulgará vídeo que mostra quão ruim a rede social ficou

Dessa forma, o Facebook passa a ser a última empresa do setor que conta com ícones próprios e que ainda não anunciou como será seu novo emoji apesar de garantir que o fará ainda esse ano.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!