O WhatsApp anunciou nesta terça-feira (15) uma série de pequenas mudanças no seu aplicativo de conversas que deverão entrar em vigor imediatamente para todos aqueles que utilizam a ferramenta em celulares Android ou iPhones . A principal delas: usuários que deixaram grupos de WhatsApp diversas vezes não poderão mais ser incluídos nele.
Leia também: Criminosos usam sucesso de filme dos Vingadores para aplicar golpe pelo WhatsApp
A companhia não explicou exatamente quantas vezes será necessário que um usuário tenha escolhido deixar o grupo de WhatsApp para que a ação de incluí-lo novamente seja bloqueada. A empresa limitou-se a dizer que a medida será tomada quando ficar claro que o usuário não tem mais interesse em ser um de seus integrantes. De qualquer forma, a notícia animou os usuários que não aguentam mais receber spam ou serem pressionados a aceitar voltar para grupos indesejados.
Outras mudanças no WhatsApp
Mas essa não foi a única mudança anunciada pela empresa nessa terça-feira. O WhatsApp afirmou que os administradores dos grupos ficarão mais "poderosos". Agora, além de restringir os participantes que podem alterar o assunto, a imagem e a descrição do grupo, eles poderão remover as permissões de administrador de outros membros.
Leia também: Empresa detecta vírus que acessa conversas de usuários feitas no WhatsApp
Além disso, os usuários que administram o grupo poderão criar uma descrição do grupo, estabelecer regras de convivência e destacar quais são os assuntos importantes e quais são proibidos de serem discutidos dentro do grupo, entre outros detalhes importantes. Fazendo isso, sempre que um novo membro for adicionado no grupo esses avisos serão a primeira informação a ser exibida para eles.
Assim, ninguém mais poderá dizer que não conhecia as "políticas de moderação" dos respectivos grupos o que, espera o WhatsApp ajude a diminuir a quantidade de spams nos grupos e até as chamadas fake news.
Isso porque muitos bots (robôs) estão aproveitando para entrar em grupos de assuntos diversos para espalhar notícias que não tenham exatamente muita coisa a ver com o tópico que reuniu as pessoas num grupo inicialmente.
Leia também: "Pegadinha do Esquilo" trava WhatsApp e pode provocar danos no seu celular
Por último, a empresa também anunciou que, para que os usuários se tornem capazes de acompanhar as conversas dentro dos grupos de WhatsApp com mais facilidade, quando alguém mencioná-los ou responder a uma mensagem marcando o número ou o nome do usuário através do @, essas mensagens aparecerão em destaque no canto inferior direito da tela de modo que um usuário ausente não terá que ler toda a conversa para saber se perdeu alguma informação importante direcionada a ele.