Brasil Econômico

Para o WhatsApp ser bloqueado é preciso uma autorização judicial, ou seja, não depende apenas do Governo
Pixabay
Para o WhatsApp ser bloqueado é preciso uma autorização judicial, ou seja, não depende apenas do Governo

Não há dúvidas de que o WhatsApp é um dos aplicativos mais importantes do momento para a soeciedade. Com a plataforma, é possível ter uma simples conversa com quem está longe, combinar encontro com amigos e até mesmo compartilhar novidades de interesse público. Mas, ultimamente, a plataforma de mensagens também tem sido um meio utilizado para disseminar as chamadas fake news, como um  boato  recente de que o aplicativo seria bloqueado pelo governo brasileiro.

Leia também: Facebook e Google são denunciadas por violarem nova lei de proteção de dados

Tudo começou na sexta-feira (25), quando um texto falso do tipo corrente circulou pelo WhatsApp dizendo que o governo pretendia cortar o sinal de internet do País naquele mesmo dia, com a intenção de boicotar a comunicação dos caminhoneiros manifestantes. “Haverá falha em todos os sinais de internet via rádio, via fibra óptica, via satélite e aparelhos celulares”, dizia.

Anatel e WhatsApp já desmentiram o caso de suposto
REPRODUÇÃO/WHATSAPP
Anatel e WhatsApp já desmentiram o caso de suposto "bloqueio" do aplicativo pelo governo


Outra história falsa que tem circulado pelo aplicativo está sendo disseminada, desde então, por meio de mensagens de áudio. Diferente do texto, as gravações falsas dizem: "para não ser um usuário atingido pela medida do governo, basta não atualizar a plataforma, uma vez que é a atualização do app que causaria o bloqueio".

Em um dos áudios, o autor até conta que foi isso que aconteceu com o celular de sua esposa e que, portanto, era para as pessoas compartilharem a mensagem de que não é para atualizar o aplicativo. É claro, se trata de uma orientação falsa.

Para esclarecer o assunto, o Brasil Econômico entrou em contato com a assessoria de imprensa do WhatsApp que confirmou que tais  boatos não procedem .

Leia também: Greve dos caminhoneiros pode derrubar até a internet no Brasil, entenda

Desmentindo o caso

Com o ocorrido, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou um comunicado desmentindo as falsas informações, já quem nem o governo federal e nem o órgão têm a capacidade de provocar uma queda ou corte no sinal de internet no País . O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, também negou a possibilidade.

Vale destacar que, de acordo com o Marco Civil da Internet, mesmo que se tivesse a intenção de bloquear o WhatsApp no País, o decreto do Estado teria que vir através de uma ordem judicial e que a justificativa de “dificultar a comunicação entre os caminhoneiros paralisados” não conseguiria a aprovação disso, já que violaria o direito constitucional à liberdade de expressão e manifestação.

Leia também: Facebook e Instagram proíbem venda de animais nas redes sociais

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!