Uma nova funcionalidade que está sendo testada pela Uber foi revelada nesta terça-feira (19) depois que um funcionário da empresa com acesso à ferramenta publicou uma foto na rede social e deixou vazar a novidade, revelada pelo site Quartz. Trata-se de um recurso que permite aos usuários chamarem um motorista imediatamente pelo aplicativo ou aguardar para chamar num momento futuro onde terão um desconto e os preços estarão menores.
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Na imagem compartilhada pelo Twitter (que foi posteriormente apagada) é possível ver uma mensagem dizendo "preços estão mais baixos às 17h. Se você concordar em sair mais tarde, vamos requisitar sua corrida às 17h por um preço menor." Na ocasião, o funcionário da Uber estava fazendo o pedido às 16h56 por US$ 10,18, e pagaria US$ 8,15 se esperasse mais quatro minutos, até às 17h. Um desconto de 25%.
Após o vazamento, ainda segundo o Quartz, a empresa confirmou a novidade. Ela comunicou que estava realizando testes para a nova função com funcionários da Uber em Los Angeles e San Franciso e ainda afirmou que "preço é a principal razão pela qual passageiros escolhem corridas compartilhadas e nós estamos internamente experimentando uma maneira de economizar dinheiro em troca de uma espera maior."
Ainda não há uma previsão de quando esse desconto para o usuário em ocasiões nas quais ele está disposto a esperar um pouco mais será aplicada. Para que isso aconteça, ainda será necessário que a função passe por todos os testes da empresa, algo para o que a Uber não quis divulgar um prazo.
De qualquer forma, através dessa revelação a Uber parece estar ciente de que o seu principal trunfo é a capacidade de oferecer corridas com certo conforto e comodidade a preços acessíveis. Vale dizer, porém, que a empresa retirou do aplicativo a função que mostra quando por excesso de demana ou falta de oferta de motoristas a "tarifa dinâmica" foi ativada, mostrando apenas a projeção de valor final da corrida, independentemente disso.
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Passageiros bêbados e gorjetas
Essa, porém, não foi a única novidade envolvendo a Uber que foi descoberta essa semana. Enquanto testa a possibilidade de dar desconto para usuários que esperarem mais por uma corrida, a Uber também registrou a patente de um sistema que busca identificar os usuários do aplicativo de transporte que estão bêbados.
O método utilizado para detectar se o indivíduo está ou não sob efeito de álcool pretende usar informações como localização, precisão e velocidade do preenchimento de dados, o comportamento de interação com a interface, a velocidade com que o usuário está andando e até mesmo o ângulo em que o usuário está segurando o dispositivo.
Dessa forma, a Uber espera estar habilitada a alertar os motoristas sobre as condições do passageiro para que teoricamente os profissionais possam estar preparados para prestar um atendimento personalizado. Não está descartada a possibilidade de que os motoristas passem por um treinamento especial para atender os beberrões.
Além disso, a empresa anunciou que a função de dar gorjetas para o motorista pagando no crédito através do aplicativo, assim como as próprias corridas já está disponível em várias cidades brasileiras: Maringá, Cuiabá, São José dos Campos, Vitória, Campo Grande e Natal.
Nesses locais, ao encerrar a corrida, os usuários que já podiam fazer uma avaliação dos motoristas agora poderão também escolher um valor para dar de gorjeta aos motoristas dentro de um prazo de 30 dias a partir do serviço prestado.
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O sistema de gorjetas também funcionará para o serviço de entrega da comida, o Uber Eats. Nesse caso, o sistema também permite avaliar e deixar uma gorjeta para o entregador que prestar um bom serviço aos usuários. Combinados, talvez essa seja uma boa maneira de utilizar o desconto dado por aguardar um pouco mais.