Google Maps, agora, não mostra mais a Terra Plana com a projeção de Mercator, mas versão esférica do globo terrestre
Reprodução
Google Maps, agora, não mostra mais a Terra Plana com a projeção de Mercator, mas versão esférica do globo terrestre

O Google deu uma má notícia para os defensores da teoria da Terra Plana nesta sexta-feira (3). Isso porque a empresa promoveu uma atualização do seu aplicativo de mapas, Google Maps, e a nova versão abandona a projeção de Mercator (formato que mostra o mapa mundi de forma plana) e passa a exibir uma esfera do globo terrestre.

Leia também: Google vai usar realidade aumentada para gamificar mapas no estilo Pokemon Go

Abandonando a versão de Terra Plana , o Google faz com que o aplicativo de mapas fique mais parecido o Google Earth que já adotava o modelo em 3D. A mudança, porém, tem uma explicação.

A projeção de Mercator é uma forma bem comum de representar o planeta. Com a disponibilidade muito maior de representações em 2D, com o passar dos anos a versão do mapa mundi de Gerardo Mercator foi se tornando a mais popular por se aproximar da forma mais fidedigna possível da representação dos verdadeiros territórios numa superfície plana.

Leia também: Atualização do Google Maps oferece experiência mais personalizada para usuário

Você viu?

Ainda assim, a projeção do Mapa Mundi nessa superfície plana causa distorções no tamanho dos territórios, assim como qualquer outra projeção que tenta mostrar um globo em um plano.

No geral, os territórios mais próximos da linha do Equador são representados como mais fidedignidade, enquanto os mais próximos dos polos são representados de formas mais distorcidas. 

Até por isso, o Google emitiu uma nota dizendo que, com a mudança, "a projeção da Groenlândia não fica mais do tamanho da África".

Leia também: Como usar o Google Maps quando estiver sem internet

A atualização do Google Maps de Terra Plana (ou projeção de Mercator) para a versão esférica em 3D do globo terrestre já está disponível para desktops e para navegadores que suportam o padrão WebCL. O Google, no entanto, não informou quando vai corrigir o planeta nos aplicativos móveis.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!